Geral

Falta de água e queda de energia afetam vários bairros de Maceió nesta terça

População de Maceió segue reclamando do serviço; queda de energia tem se tornado frequente nos períodos de chuva

Por Redação 08/03/2022 11h11 - Atualizado em 08/03/2022 11h11
Falta de água e queda de energia afetam vários bairros de Maceió nesta terça
População de Maceió segue reclamando do serviço; queda de energia tem se tornado frequente nos períodos de chuva - Foto: Freepik

Os maceioenses têm passado por dificuldades nesta terça-feira (8). É que a capital alagoana ficou sem energia elétrica durante parte da manhã. Já o serviço de água ficou comprometido, deixando 17 bairros sem o fornecimento por conta de um reparo no Sistema Pratagy.

Durante o início da manhã de hoje, vários bairros ficaram sem o fornecimento de energia, que teve início às 8h30, durando aproximadamente uma hora. Alguns bairros já restabeleceram o serviço até a publicação desta matéria.

A população de Maceió segue reclamando do serviço, que tem se tornado frequente a queda nos períodos de chuva. Além dos transtornos gerados para a população que depende do serviço, em casa, no trabalho, ou no trânsito, com os semáforos desligados em alguns pontos da cidade.

Falta de água em 17 bairros


Durante o dia de hoje, o Sistema Pratagy deixa de fornecer água em parte dos bairros por conta de uma manutenção programada pela Equatorial. O sistema produtor é operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que fornece a água tratada para a BRK em dez cidades da Região Metropolitana de Maceió.

Segundo informações repassadas pela Casal à BRK, a manutenção preventiva da rede elétrica terá início às 8h30, com previsão de finalização às 14h30, quando o sistema será religado. Com a manutenção, o abastecimento de água fica comprometido nos bairros Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Jaraguá, Poço, Centro, Prado, Levada, Ponta Grossa, Vergel do Lago, Trapiche, Pontal da Barra, Benedito Bentes, Gruta, Farol e Jacintinho ficará comprometido.

A BRK deu a previsão de até 48 horas para que o abastecimento seja normalizado nos bairros. O fornecimento será restabelecido de forma gradual na região atendida, mediante recuperação do sistema produtor, abastecimento dos reservatórios e pressurização das redes de distribuição.

O que diz a Equatorial Alagoas


Em nota enviada à imprensa, a Equatorial Alagoas informou que registrou na manhã desta terça-feira (8), uma
intercorrência na subestação de Cruz das Almas, que ocasionou interrupção do fornecimento de energia em bairros da parte baixa de Maceió.

Além de dizer que quando regisrada a ocorrência, equipes especializadas em subestação foram acionadas, imediatamente, para inspecionar a rede. O serviço foi normalizado às 9h37 e as causas estão sendo apuradas. Também disse que cancelou, a pedido da BRK, o desligamento programado para manutenção da rede elétrica, que ocorreria das 8h às 14h desta terça-feira, em localidades do Benedito Bentes, incluindo a região onde fica localizado o Sistema Pratagy.

Confira trecho da nota:

"A Equatorial reforça que é responsável apenas pela distribuição de energia elétrica. E ao realizar manutenções preventivas para melhorias do serviço, comunica ao cliente com antecedência, para que ele possa se programar e adotar medidas necessárias durante a suspensão do serviço. Reforça que os trabalhos de manutenção são executados no menor tempo possível, levando em consideração cada tipo de intervenção na rede elétrica.

A Distribuidora ressalta ainda, que uma nova data será reprogramada para a execução do serviço.

Os clientes que porventura ainda estiverem sem energia, devem fazer o registro na Central 0800 082 0196, pelo WhatsApp (82) 2126-9200 ou pelo site al.equatorialenergia.com.br. A Equatorial lamenta os transtornos e informa que tem trabalhado para levar energia de qualidade a todos os alagoanos"