Geral
Farmacêutica recolhe remédio para pressão; impurezas podem causar câncer
Lotes de Losartana Potássica estão sendo recolhidos pela Sanofi Medley
A Farmacêutica Sanofi Medley anunciou que irá recolher lotes do Losartana, provenientes do Laboratório Medley. De acordo com a empresa responsável, lotes do medicamento apresentaram impurezas mutagênicas, que pode causar câncer.
Serão recolhidos os seguintes produtos: Losartana potássica hidroclorotiazida 50 mg 12,5 mg; Losartana potássica hidroclorotiazida 100 mg 25 mg; Losartana potássica 50 mg; e Losartana potássica 100 mg.
Segundo o laboratório, as impurezas encontradas nos lotes da medicação podem causar alterações no DNA dos usuários, aumentando a possibilidade de câncer a longo prazo.
O remédio é conhecido dos pacientes que fazem tratamento para regular a hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta. O Losartana faz parte da lista dos medicamentos disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a recomendação do fabricante é que pacientes que o utilizam realizem a substituição do medicamento.
O Losartana produzido pela Medley já teve problemas e recolhimentos em 2018 e 2019 no Brasil. O laboratório informa, no entanto, que o recall é gratuito e em caso de dúvidas, os usuários poderão entrar em contato com a fabricante por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor da Medley, pelo 0800-703-0014.