Geral
Governo anuncia a retomada do concurso da Polícia Civil de Alagoas
Previsão é de que já na próxima semana seja divulgado o edital
O secretário Fabrício Marques, responsável pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), anunciou, nessa quarta-feira (09), a retomada do concurso da Polícia Civil de Alagoas.
O certame com cargos para agente de polícia e escrivão estava suspenso há quase cinco meses após suspeitas de fraude.
Relembre: Governo de Alagoas cancela os concursos públicos da PM, PC e Bombeiros
Fabrício Marques anunciou a volta do concurso através de uma live no Instagram. O secretário afirmou que a decisão aconteceu após avaliações com os órgãos competentes. "Desde a suspensão, trabalhamos incansavelmente para dar celeridade, para eventualmente retomar ou refazer os concursos. Nesse meio tempo, tivemos decisão judiciais para a retomada dos concurso da PM e do Bombeiros. No caso do concurso da PC, vivemos um impasse", explicou o secretário,
"Estamos acompanhando o inquérito com a Polícia Civil e dialogando com o Judiciário em relação à segurança da retomada dos concursos. Nós entendemos que, de fato, a suspeita de fraude é reduzida, quando se comparada ao concurso da PM, que já voltou e teve a exclusão de mais de 30 candidatos com forte indício de fraude. Como o efeito da PC foi muito abaixo, nos permite usar a cláusula do edital de excluir apenas os candidatos que se beneficiaram da fraude. Também levando em consideração a uniformização das decisões em relação aos outros concursos", afirmou Marques.
Leia mais: Governo convoca aprovados no concurso de soldado da PM para teste físico
A previsão é de que já na próxima semana seja divulgado o edital de retomada do certame e, na sequência, o edital com as datas das próximas etapas.
"O nosso objetivo é dar celeridade, terminar da forma mais rápida, segura e transparente possível, para que a gente conclua a partir do segundo semestre este certame, e a partir daí, o estado inicia um planejamento para um novo edital, que deve ocorrer no início de 2023", disse.
Segundo o secretário, a Procuradoria-geral do Estado (PGE) foi consultada para saber se havia alguma possibilidade de o estado cancelar o próprio ato após retomar o concurso. A PGE entendeu que não havia risco jurídico.
Confira o anúncio completo: