Geral
Ação de conscientização é realizada no Dia Mundial da Água em Maceió
Atividade faz parte do projeto Renasce Salgadinho
Com ações pedagógicas e atividades lúdicas, a Prefeitura de Maceió realizou nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, na foz do Riacho Salgadinho, uma ação de conscientização sobre o uso correto deste importante insumo, com crianças assistidas pelo Movimento Dando as Mãos, localizado no Reginaldo, bairro Poço.
Na ocasião, as crianças receberam orientações por meio de palestras e roda de conversa, sobre como cuidar dos recursos hídricos, que o esgoto não deve ser destinado ao mar e como deve ocorrer a separação correta do lixo. A ação faz parte do programa Maceió Tem Pressa e do projeto Renasce Salgadinho e tem como objetivo mudar a consciência ambiental da população que reside nas áreas de entorno do riacho.
A pequena Maria Eduarda Bispo, 11 anos, falou sobre a importância de cuidar do meio ambiente e ensinou que o lugar de lixo não é no mar. “A gente veio aqui até o Salgadinho e eu vi garrafa PET, plástico, mala de viagem e isso não pode, pois o lugar de lixo é no lixo. Precisamos fazer a nossa parte e cuidar do nosso planeta, pois acaba prejudicando a nós todos”, disse.
O gerente socioambiental da Unidade Gestora do Programa (UGP), Patrick Leite, destacou que a ação proporcionou às crianças que moram na região do Reginaldo para a foz do Salgadinho a consciência de que o lixo acumulado na rua vai parar no mar.
"A ideia é proporcionar esse impacto e buscar conscientizar os pequenos. Temos um plano de ações contínuas para poder mudar a consciência ambiental da população que reside nesta e em outras regiões. Para que tudo isso ocorra, da melhor maneira possível, trabalhamos juntos com as escolas, ONGs, associações de moradores e outras instituições. É um trabalho amplo e bastante diversificado”, explicou Patrick Leite.
Renasce Salgadinho
O Projeto Renasce Salgadinho está orçado em R$ 76,4 milhões, e os recursos são fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF). Além de garantir uma requalificação ambiental, o projeto conta ainda com mais de 20 intervenções, beneficiando assim, mais de 300 mil maceioenses.
O Dia Mundial da Água foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular a discussão sobre a conservação e a proteção dos recursos hídricos no mundo, em benefício das futuras gerações.