Geral
Sesau anuncia 4ª dose da vacina para idosos com 80 anos ou mais
Reforço foi autorizado pelo Ministério da Saúde na quarta (23)
Após recomendação do Ministério da Saúde (MS), que emitiu uma nota técnica ontem (23) autorizando os Estados a iniciarem a nova etapa da vacinação a partir desta quinta (24), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) comunicou aos 102 municípios alagoanos sobre a autorização para aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com 80 anos ou mais.
A orientação recomenda que a aplicação da quarta dose ou segunda dose de reforço deve ser realizada quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço. A indicação é que a aplicação seja feita, preferencialmente, com a Pfizer.
Apesar disso, os imunizantes Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizados no novo reforço de idosos, independentemente do imunizante anterior.
Especialistas da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI) discutiram a recomendação e consideram a situação epidemiológica do Brasil e a redução da efetividade das vacinas, principalmente entre as faixas etárias mais avançadas.
O Ministério da Saúde já recomenda a aplicação da quarta dose para pessoas imunossuprimidas, com 12 anos de idade ou mais, que receberam três doses no esquema primário (D1, D2 e dose adicional). Em Alagoas, a campanha teve início em 20 de janeiro de 2021. O intervalo para dose de reforço nesta situação foi de no mínimo de quatro meses, a partir da dose adicional.
Maceió iniciou a aplicação da quarta dose nesta quinta (24), com a expectativa de vacinar pouco mais de 10 mil pessoas na capital alagoana, média estimada de idosos que são público alvo dessa etapa.
*Com informações da Ascom Sesau