Geral

Sala de Alerta é instalada no Corpo de Bombeiros para monitorar chuvas no Estado

Algumas regiões preocupam as autoridades por apresentarem maior risco de desastres, como áreas de encostas e margens de rios

Por Redação com Secom AL 25/05/2022 10h10 - Atualizado em 25/05/2022 11h11
Sala de Alerta é instalada no Corpo de Bombeiros para monitorar chuvas no Estado
Sala de Alerta é instalada no Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) - Foto: Pixabay

O Governo de Alagoas instalou uma Sala de Alerta no Corpo de Bombeiros (CB) para monitorar as ocorrências provocadas pelas chuvas intensas que atingem vários municípios alagoanos desde a terça-feira (24). O sistema da corporação está em estado de alerta, com 134 militares e 34 viaturas a postos em regime de prontidão.

“Já fizemos um Plano de Chamada para suspender todas as folgas do militares para ficarem de prontidão”, informou o coordenador da Assessoria Militar do Governo de Alagoas, coronel André Madeiro.

Segundo ele, as situações mais preocupantes são no município de Feliz Deserto, onde o nível do rio está muito acima de sua capacidade e já tem várias ruas alagadas e famílias desabrigadas. Em Penedo, houve registro de desabamentos com quatro vítimas. “Em estado de alerta estamos aqui em Maceió, com algumas equipes já de prontidão”, acrescentou o coordenador da Assessoria Militar.

O governador Paulo Dantas disse que está trabalhando irmanado com os municípios na assistência às pessoas atingidas pelas chuvas. “Temos mantido linha direta com prefeitos. Desde ontem, entrando pela madrugada, o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão operando com a Semarh em ações de apoios às áreas inundadas”, afirmou o governador.


Sala de Alerta


A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) está fazendo o monitoramento das ocorrências das chuvas em todo o Estado, emitindo alertas meteorológico e hidrológico. Nas últimas 24 horas, a média de chuvas foi entre 150 mm a 200 mm, principalmente nas regiões da Zona da Mata e Litorânea.

Os maiores volumes de chuva foram registrados em Feliz Deserto, que chegaram a 200 mm, e em Paripueira, com 170mm, nas últimas 24 horas. Em Maceió, na parte alta da cidade, foram registrados 110mm, a exemplo do Tabuleiro do Martins, e 120mm na parte baixa, entre os bairros do Trapiche da Barra e Centro.