Geral
Alagoano leva cultura popular da terra para o maior evento de design do mundo
A fibra da palha de taboa inspira a coleção de mesmo nome, feita em parceria com artesãs de Feliz Deserto, no interior do estado
A cultura popular da Alagoas profunda inspira o design alagoano Tavinho Camerino em suas criações, que dialogam entre as raízes da terra e o contemporâneo. Sua nova coleção, “Taboa”, feita em colaboração com artesãs do município de Feliz Deserto, distante cerca de 115 km da capital alagoana, alçaram voos maiores e serão expostas principal evento de design do mundo, o Salão Internacional do Móvel de Milão, que acontece entre 7 e 12 de junho, dentro da Milão Design Weekend.
Em entrevista ao Jornal de Alagoas ele conta que trabalha com peças manufaturadas, autorais e que apresentará banco Ciça e a luminária L.ANp, desenvolvidas com fibra de palha de taboa e alumínio em sua base. Tavinho foi escolhido após curadoria criteriosa de Marva Griffin, considerada a mãe do design moderno. Suas peças estarão expostas no Salão Satélite (Salone Satellite), espaço dedicado a novos talentos de diferentes países. Ele é o único brasileiro selecionado para expor de forma individual no evento.
“É muito massa estar de um evento desse porte. Eu sempre gostei muito de trabalhar com artesãos, e na parte de design autoral eu sempre penso em peças em parceria com algum artesão, então eu já apresentei em São Paulo com o ateliê do João das Alagoas, de Capela, com o artesãos de São Miguel dos Milagres, que trabalham marcenaria com madeira de coqueiro, então eu fui me aproximando do artesanato local, mais ou menos em 2017, que foi quando eu comecei”, detalha Tavinho.
Cultura local e design contemporâneo: Peças de Tavinho Camerino serão expostas no maior evento de design do mundo (Reprodução/Instagram)
Sua parceria com as artesãs de Feliz Deserto, município de Alagoas com pouco mais de quatro mil habitantes e uma cultura riquíssima, tem como base o respeito à tradição local. As peças são confeccionadas com fibras naturais de taboa, planta nativa das margens do rio e base dos produtos desenvolvidos pelas artesãs, como cestos, bolsas e utensílios para a casa. A essa técnica, Tavinho adiciona materiais industriais, adaptando seus desenhos às criações das artistas, buscando o mínimo de interferência.
“O nome da coleção é o jeito popular de falar o nome Cícera, comum nas comunidades em que passo. Ciça representa a simplicidade e a força do povo nordestino, principalmente das mulheres de Feliz Deserto, que apresentam essa coleção comigo. Na concepção, o desejo é que meu design fosse literalmente uma base, suporte, para a arte das mulheres da comunidade. Levar esse trabalho para o Salone Satellite me deixa feliz porque é como se cada uma dessas Ciças estivesse comigo neste impactante e prestigiado evento”, reflete.
Sobre o designer
A trajetória de Tavinho Camerino com o design de mobiliário começou em 2017, quando ainda era estudante de Arquitetura. Desde o primeiro momento, ele se interessou em unir materiais e técnicas tradicionais de artesãos alagoanos às inovações industriais. Tanto que, entre suas criações iniciais, estavam peças em madeira de coqueiro com ferro, produzidas com artesãos de São Miguel dos Milagres (AL). Durante o período em que trabalhou na Secretaria de Desenvolvimento de Alagoas, atuando no programa Alagoas Feita à Mão, voltado para a valorização do artesanato do estado, essa relação se aprofundou ainda mais, ajudando também na geração de renda e visibilidade dessas comunidades.
Ao longo de sua carreira, Tavinho se destacou em eventos como a exposição Novos Talentos Brasileiros do Design, no Rio de Janeiro, em 2018; foi contemplado com o 2º Lugar na categoria Estudante no Lighting Design – Prêmio Alagoano Esther Stiller, também em 2018. Em eventos de projeção nacional, Tavinho participou da Feira Paralela, da São Paulo Design Weekend (DW! SP) e do BoomSPDesign, em 2019, em São Paulo. Na capital paulista, fez parte ainda da Premier Expo Decor, em 2020. O designer também é co-fundador do Coletivo Borogodó.
Serviço
Coleção “Taboa”, de Tavinho Camerino
De 7 a 12 de junho
Salão Internacional do Móvel de Milão (www.salonemilano.it/) Salão Satélite - Pavilhão 3, Cabine D18
*Com informações da Assessoria