Geral
Vem a óbito Mestra Dudé, última detentora em Alagoas do conhecimento do Auto de Natal
Maria José era Mestra de folguedos, e guardava na memória o Auto de natal chamado Lapinha
Através das redes sociais oficiais, a prefeitura de Maragogi informou e lamentou, nesta segunda-feira (20), o falecimento da Mestra Dudé, última detentora em Alagoas do conhecimento prático do Auto de Natal, conhecido como Lapinha.
Maria José Ferreira, conhecida como a Dudé da Barra Grande, famosa pelos seus conhecimentos, concorria ente ano (2022) a Patrimônio Vivo de Alagoas pela Secretaria Estadual de Cultura.
No decorrer dos seus 75 anos de idade, Dudé foi mestra e professora de Pastoril, ministrava grupos de baianas, lecionou durante meses o pastoril no município de Porto de Pedras, dançava, cantava e dividiu composições em parceria com o saudoso Mestre Tião do Samba de Matuto.
Na nota, a prefeitura argumenta: "A Mestra Dudé trazia em sua bagagem de experiências pessoais, algumas brincadeiras da cultura popular, entre elas a Lapinha, que se encontrava em vias de extinção".
"O folguedo já estava em processo de desaparecimento e sua única representante e detentora desse saber empírico estava em Maragogi. Hoje, a Cultura fica mais triste, Maragogi perde Mais uma estrela, mais uma riqueza patrimonial do Estado que se despede para sempre nos deixando saudades mas também um legado", lamenta.
Veja na íntegra