Geral
Principais rios de AL se mantêm acima da cota de transbordo
O nível do rio Mundaú se mantém acima das cotas de transbordo nos municípios mais abaixo da bacia
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Sala de Alerta, emitiu na manhã deste domingo (03) atualização de alerta hidrológico a qual informa sobre a cota de transbordamento de nível dos principais rios de Alagoas.
De acordo com o monitoramento hidrometeorológico realizado pela Sala de Alerta da Semarh, o nível do rio Mundaú se mantém acima das cotas de transbordo nos municípios mais abaixo da bacia. “Necessário manter a atenção nos municípios de São José da Laje, União dos Palmares, Branquinha, Murici e Rio Largo”, avisa.
Conforme a atualização, o nível do rio Paraíba se mantém acima da cota de transbordo nos municípios mais abaixo da bacia. Necessário manter a atenção nos municípios de Viçosa, Cajueiro, Capela e Atalaia.
O documento informa que os níveis das lagoas Mundaú e Manguaba estão em elevação e a lagoa Manguaba atingiu a cota de transbordo na manhã de sábado (02/07/2022) no município de Marechal Deodoro e permanece com tendência de elevação, registrando atualmente nível 135 cm acima da cota de transbordamento. “Com isso, permanece o risco de transbordamento nos municípios de Marechal Deodoro, Pilar, Satuba, Santa Luzia do Norte, Maceió e Coqueiro Seco”, frisa o alerta.
Em relação ao nível do rio Jacuípe, o documento revela que o mesmo permanece acima da cota de transbordo com tendência de elevação gradual no município de Jacuípe durante este domingo (03/07/2022).
Já o rio Coruripe atingiu a cota de transbordo em alguns pontos e permanece em elevação. A barragem de Coruripe e o Açude Igaci estão vertendo, aumentando o impacto nos municípios da bacia; Os rios São Miguel, Jequiá, Conduípe, Traipú, Dois Riachos e Capiá estão em elevação, com pontos de transbordo, mantendo o risco neste domingo (03/07/2022);
O boletim informa ainda que os rios Santo Antônio, Camaragibe e Manguaba estão em elevação, com pontos de transbordo, mantendo o risco neste domingo (03/07/2022). O nível do rio Ipanema está elevado, porém com tendência de estabilização e diminuição de seu nível durante este domingo (03/07/2022). E alerta que existe a necessidade de monitoramento contínuo na região.