Geral
4º Concurso de Merendeiras está com inscrições abertas
Inscrições vão até o dia 8 de agosto; cada merendeira poderá cadastrar uma receita
As inscrições para o 4º Concurso de Merendeiras já estão abertas e seguem até 8 de agosto. As inscrições das merendeiras devem ser realizadas pelas nutricionistas das escolas municipais, bem como o cadastro das receitas que irão concorrer no concurso, por meio de um formulário online disponibilizado no site do Sebrae. Cada merendeira deve cadastrar apenas uma receita na competição.
A classificação e análise das receitas serão realizadas por uma nutricionista especializada indicada pelo Sebrae/AL levando em consideração os critérios de presença de alimentos regionais e da agricultura familiar local, de alimentos in natura ou minimamente processados, ausência de alimentos processados e ultraprocessados e a possibilidade de replicação da receita no contexto escolar. O detalhamento da pontuação será publicado no resultado dessa etapa.
Neste ano, 21 municípios de Alagoas estão participando. Em Maceió, três finalistas vão concorrer na etapa municipal e desta fase sai uma vencedora representando o Município na etapa regional e por fim representar Maceió na etapa metropolitana, onde irá concorrer com outras merendeiras de municípios da região metropolitana.
Histórico de sucesso
Nas últimas duas edições, a capital alagoana ficou no ranking das três melhores receitas. Em 2020, ganhou a competição e em 2021 ficou com o segundo melhor prato do estado. A competição é uma realização do Sebrae junto ao Senac, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Rafaella Pessoa, coordenadora do Setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Semed, destacou a importância da competição para a implementação de um cardápio saudável nas escolas da rede. “Nós, da Secretaria de Educação e do Setor de Nutrição, esperamos resultados satisfatórios para a produção de preparações ricas para a merenda escolar do nosso município. Esse concurso é fundamental para efetivar os itens da agricultura familiar, utilizando as técnicas que contribuem para o aproveitamento integral dos alimentos e da biodiversidade”, disse.
A primeira etapa do concurso contou com capacitações teóricas e práticas durante o mês de junho para qualificar merendeiras da rede municipal. Durante os encontros as merendeiras tomaram conhecimento de técnicas de cortes, diferentes formas de cozinhar os alimentos, apresentação de um prato para as crianças, aproveitamento integral dos alimentos e o incentivo à agricultura familiar local.
A divulgação do resultado da Etapa Eliminatória será divulgado no dia 22 de agosto, já a Etapa Municipal está com previsão para que ocorra entre 31/08 e 20/10.