Geral
Cia de Teatro Nu Escuro apresenta peça com elementos da arte popular e teatro de bonecos em Maceió
Grupo de Goiás está chegando na capital alagoana para exibir o espetáculo ‘Plural’, na próxima terça-feira (12), às 15h e às 19h30.
Grupo de Goiás está chegando na capital alagoana para exibir o espetáculo ‘Plural’, na próxima terça-feira (12), às 15h e às 19h30. Peça fala sobre as dificuldades de mulheres que vivenciaram o êxodo rural e foram vítimas das pressões sociais e do trabalho análogo ao escravo
A Companhia de Teatro Nu Escuro estará chegando na próxima terça-feira (12), em Maceió, às 15h e às 19h30, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, para mais uma apresentação do espetáculo “Plural”, que faz parte do projeto em circulação Dentro e Fuera. A peça é acompanhada de uma oficina de confecção de bonecas Abayomi, bonecos feitos com tecido e nó, que será realizada na quarta (13), das 13h às 18h, na Escola Técnica de Artes (ETA), Centro. A peça integra a programação de aniversário de 50 anos do Teatro de Arena.
O espetáculo e a oficina são gratuitos. Para participar da oficina, é necessário que o interessado se inscreva por meio de um formulário on-line, que será disponibilizado após clicar neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfVzeDiqIbbhASC_7X7pdFiBU3sAdd7TEWXb4DiYGKCtWJlgw/viewform. Até 15 pessoas podem participar da oficina.
A história se passa em um ambiente rural e se constrói através da trama tecida pelas alegorias de uma menina chamada Maria. Suas primeiras recordações remetem aos seus 7 anos, enquanto sua avó fritava bolos de polvilho. A peça costura memória a memória, fiando do universo rural ao urbano, bordando histórias vividas e sentidas, com seus encantos, medos, violências, coragem, lamentos e alegrias. Fazem parte do elenco os artistas Abílio Carrascal, Adriana Brito e Eliana Santos.
De acordo com a diretora do espetáculo e integrante da Cia, Izabela Nascente, a peça foi baseada em histórias de três mães de atores do grupo que passaram pelo período de imigração e vivenciaram o trabalho análogo ao escravo.
“Foram mães que viveram muito preconceito, que não podiam estudar porque cuidavam dos irmãos ou porque eram proibidas. Então a gente foi falando dessas tramas, através de pesquisa, oralidade e ensaios para criar a nossa Maria. Para a gente é uma alegria imensa estar apresentando a peça em Maceió”, explicou a diretora.
O projeto foi contemplado no edital do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, em 2017, e tem como objetivo apresentar espetáculos do repertório do grupo e ministrar oficinas em cinco capitais brasileiras e em duas cidades da Argentina. A trupe passou por Belém, Macapá, e vai se apresentar em Maceió, João Pessoa e Boa Vista.
O grupo
A Cia de Teatro Nu Escuro é um grupo de Goiânia, Goiás, que desde 1996 experimenta e vivencia as diversas formas do fenômeno teatral, mantendo um repertório com peças apresentadas em palcos, ruas e espaços alternativos como museus e galpões. O grupo busca realizar o teatro marcado pela forma horizontal através do teatro de grupo onde o público é o grande motivador de toda encenação.
Estão no currículo da companhia os espetáculos "O Cabra que matou as cabras" (2004), "Gato Negro" (2013), "Pitoresca" (2015), "Dramas ao Cubo" (2019). Para acompanhar o trabalho da companhia, o site nuescuro.com.br e o Instagram @ciadeteatronuescuro estão disponíveis.
SERVIÇO:
Apresentação do espetáculo Plural, da Companhia de Teatro Nu Escuro
Data: 12 de julho
Horário: 15h e 19h30
Local: Teatro de Arena Sérgio Cardoso, ao lado do Teatro Deodoro, Centro
ENTRADA GRATUITA.
Oficina para confecção das bonecas Abayomi
Data: 13 de julho
Horário: das 13h às 18h
Local: Escola Técnica de Artes localizada na praça Sinimbú, 216, sala 18, Centro
INSCRIÇÃO GRATUITA.