Geral

Saúde bucal do município é fortalecida por oferta de estágio para área técnica da odontologia

Oportunidade integra técnico em saúde bucal à prática do serviço na rede pública

Por Redação com Ascom SMS 11/07/2022 06h06
Saúde bucal do município é fortalecida por oferta de estágio para área técnica da odontologia
Saúde bucal do município é fortalecida por oferta de estágio - Foto: Reprodução

Com um foco voltado também ao fomento da educação permanente em saúde, a Secretaria Municipal de Saúde acaba de colocar em prática mais uma iniciativa de aprendizagem na rede pública de saúde de Maceió. Por solicitação da Gerência de Saúde Bucal, os estudantes em formação como técnicos de saúde bucal também passaram a ser encaminhados para estágio nos serviços especializados na área, disponibilizados pelo município.

De acordo com a Gerência de Saúde Bucal, é a primeira vez que essa área do município está sendo favorecida com a oferta de estágio em funções de nível médio. A parceria – realiza por meio de convênio com a Escola Técnica Residência Educação – visa enriquecer a troca de conhecimento com os profissionais das demais áreas que compõem o serviço de odontologia do município e gerar, para os alunos, a oportunidade da vivência prática desse atendimento especializado no âmbito do SUS.

“Nessa iniciativa, conseguimos integrar mais um segmento profissional à prática do serviço na rede pública. Com isso, promovemos a troca e compartilhamento de conhecimento, que acaba resultando na melhoria da qualidade do atendimento à população”, ressalta a gerente de Saúde Bucal da SMS, Ducy Lily Farias.

Nessa etapa inicial do convênio, serão beneficiadas 4 alunas, que deverão cumprir 100 horas de estágio. Duas, ficarão lotadas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do PAM Salgadinho; as outras duas serão encaminhadas para as salas de atendimento odontológico nas unidades de saúde José Tenório (Serraria) e Dr. Paulo Leal (Feitosa), inserindo as futuras profissionais na atenção básica de saúde. E, nesses locais, as estagiárias também serão importantes para ajudar as equipes a reforçar as ações educativas junto à população.

"Com o reforço de estagiárias, poderemos ampliar não só o acolhimento aos nossos usuários, mas também ressaltar a importância de hábitos de higiene bucal, como a escovação, e cuidados para a prevenção de câncer de boca. Por isso, consideramos essa iniciativa muito interessante e positiva para todos”, destaca a diretora do CEO PAM Salgadinho, Sandrine Vieira.

A aluna Lays Santos da Silva foi uma das estudantes contempladas com a oportunidade de estágio na saúde municipal. Ela, que está lotada no CEO e passou essa semana acompanhando o trabalho dos odontólogos nas mais diversas especialidades atendidas no local, adaptando-se à rotina do serviço, comemorava o fato de ter tido a chance de exercitar o aprendizado do curso na prática.

“Foi muito importante pra mim ter a oportunidade de conhecer, na prática, a atividade profissional que escolhi. Estou muito animada, pois tudo que estou vendo aqui é aprendizado e me ajudará também nos concursos que pretendo fazer”, afirmou Lays.

De acordo com a coordenadora da Escola Técnica Residência Educação, Joselma Martins, a parceria com a SMS, por meio dos convênios firmados nos últimos anos na área de Enfermagem, têm sido uma excelente forma de complementar o aprendizado repassado nos cursos ofertados pela instituição de ensino.

“É uma parceria muito bacana e que vem favorecendo ambas as partes. E agora, com a ampliação para essa área, também poderemos avaliar os alunos do curso técnico de saúde bucal por outra perspectiva, do ponto de vista da prática profissional, o que só vem para somar”, frisou a coordenadora.

Formalização do estágio


Responsável pelo chamamento público e formalização de estágios na área de Saúde na SMS, a Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CGDRH) tem garantido a Política de Educação Permanente em Saúde com a oferta de estágios obrigatórios, visitas técnicas e a Residência Multiprofissional no município.

Atendendo a todos os critérios estabelecidos pela legislação, as práticas acadêmicas seguiram abrindo oportunidade até mesmo durante os últimos dois anos de pandemia e, até o final do ano, deverá ofertar essa chance de conhecimento para cerca de 5 mil estudantes das diversas áreas da saúde.

“Fazer parte da formação dos novos profissionais, proporcionando a vivência com equipes especializadas e a experimentação das habilidades adquiridas, também representa um ganho para o município”, complementa a coordenadora da CGDRH, Kelly Mary Santos.