Geral
PL que autoriza uso da cannabis medicinal em Alagoas é aprovado em 1ª votação na Assembleia
Ele deverá encaminhar para 2ª votação pelos deputados estaduais e, caso aprovado, irá para sanção ou veto do governador
Em sessão na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, foi aprovada, nesta terça-feira (16), em 1ª votação, o Projeto de Lei que autoriza o uso da cannabis medicinal no estado. Ele deverá encaminhar para 2ª votação pelos deputados estaduais e, caso aprovado, irá para sanção ou veto do governador.
A proposta é a união de dois projetos de lei, um do deputado Ronaldo Medeiros (PT) e outro do deputado Lobão (MDB). Ambas apresentavam semelhanças e foram incorporadas em uma só.
O PL autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios para garantir o tratamento com produtos à base de cannabis, plantar, cultivar e colher a cannabis utilizada exclusivamente para realizar pesquisas ou ser usada com finalidades terapêuticas, sem fins lucrativos.
Também ainda é autorizado o Poder Executivo a adquirir ou receber como doações registradas, sementes ou plantas de cannabis, além de incentivar a pesquisa e desenvolvimento de cooperações estratégicas relativas ao uso medicinal da cannabis.
O Estado de Alagoas deverá ser autorizado, através do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep), a assegurar as pessoas que vivem em situação de pobreza em Alagoas, que tenham acesso ao tratamento com a cannabis medicinal.
*Com informações do Cada Minuto