Geral
BRK intensifica vistorias na rede de esgoto da Avenida Antônio Gomes de Barros
Desobstruções são realizadas no corredor gastronômico e adjacências diariamente; acúmulo de gordura e ligações irregulares estão entre as causas dos entupimentos das tubulações
Quem transita pela Avenida Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa) com alguma frequência já deve ter percebido a presença constante de caminhões hidrojato à serviço da BRK. Os veículos são utilizados para a limpeza e desobstrução da rede coletora de esgoto da região, que tem apresentado pontos de extravasamentos recorrentes devido ao uso inadequado do sistema de esgotamento sanitário, além de irregularidades identificadas por meio de vistorias técnicas em imóveis e estabelecimentos comerciais.
Diante desse diagnóstico, que segue em curso em toda a região, a BRK tem monitorado em tempo integral os trechos críticos já identificados e enviado veículos e equipamentos específicos para desobstruir as tubulações diariamente. Realizada nos períodos diurno e noturno, a ação conta com oito caminhões hidrojato e mais de 20 profissionais especializados, entre operadores, auxiliares e encarregados, além de resgatistas para as atuações em espaço confinado.
Por concentrar diversos estabelecimentos alimentícios, a rede de esgoto do local recebe grande quantidade de gordura, uma das principais causas de entupimento das tubulações. Além disso, a situação é agravada por ligações irregulares, que ocasionam contribuições inadequadas de água da chuva, de piscina e de rebaixamento de lençol freático no sistema de esgotamento sanitário operado pela concessionária.
Segundo Wilson Bombo, gerente operacional da BRK em Alagoas, assim como o acúmulo de gordura, a presença de água na rede sobrecarrega o sistema de coleta de esgoto, que é dimensionado apenas para receber os efluentes, ocasionando transtornos como entupimentos e extravasamentos.
“Garantir o bom funcionamento dos serviços prestados é um trabalho em conjunto. Por isso, é fundamental que a população também faça a sua parte. A interligação correta dos imóveis na rede de esgoto, o descarte adequado do óleo de cozinha e de resíduos sólidos, a manutenção da caixa de gordura e a adequação das instalações hidrossanitárias são responsabilidades do usuário”, destacou Wilson Bombo, gerente operacional da BRK em Alagoas.
Após a vistoria, se for constatada alguma irregularidade, o cliente receberá um comunicado da BRK com prazo determinado para a adequação do imóvel. Paralelamente, órgãos fiscalizadores competentes, que têm atuado em parceria com a concessionária, são acionados para o acompanhamento da situação e as providências necessárias. Caso o prazo determinado para a correção não seja cumprido, a ocorrência pode acarretar multa ou outras sanções para o cliente.
As vistorias técnicas são realizadas por meio do Programa Saneamento a Limpo, ação da BRK que visa identificar irregularidades nos sistemas de esgotamento sanitário dos 13 municípios da Região Metropolitana de Maceió. Somente na capital, serão inspecionadas 56 mil ligações, em um trabalho minucioso já iniciado e que terá duração de 24 meses.