Geral
Corujão da Saúde completa um ano com quase 60 mil atendimentos à população
Serviço garante atendimentos em 19 unidades de saúde que funcionam em horário estendido, até às 21h
O Corujão da Saúde, iniciativa que estende o funcionamento de 19 unidades de saúde até às 21h, completa um ano de funcionamento no mês de setembro. O programa já registrou 59.761 atendimentos à população de Maceió que não tem como acessar uma Unidade durante o dia para cuidar de sua saúde. Atualmente, o Corujão da Saúde está presente em 19 unidades da capital com os mais diversos serviços da Atenção Básica.
De acordo com a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, o Corujão da Saúde ajuda na melhoria de indicadores da capital e facilita o acesso da população aos serviços de saúde.
“Muitos usuários passam o dia no trabalho e não têm a oportunidade de ir até os postos para cuidar da saúde. Então, nosso objetivo é, justamente, facilitar o atendimento dessas pessoas. E estarmos completando um ano de funcionamento é a prova que esse projeto deu certo", pontua.
Secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, ressalta atendimentos em um ano do Corujão. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Entre os serviços oferecidos pela população nestas unidades de saúde estão os atendimentos clínicos, odontológicos, testes rápidos para detectar HIV, Sífilis, Hepatites B e C e gravidez, puericultura, ginecologia, dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, glicemia e vacinação. Além disso, os usuários podem contar com os programas estratégicos da Atenção Básica, como saúde do homem, saúde do idoso e acompanhamento de doentes crônicos (hipertensão e diabetes), hanseníase e tuberculose.
Beatriz Souza é uma das responsáveis técnicas pelo Corujão da Saúde e destaca que a procura pelo horário estendido continua crescente.
“Esse projeto garante atendimento rápido em diversas situações pela modalidade de assistência por demanda espontânea. Além disso, através de uma equipe multiprofissional, o usuário tem suas necessidades solucionadas na unidade de saúde mais próxima de sua residência ou é encaminhado para outros níveis de complexidade. Dessa forma, além de garantir o acesso, possibilita a continuidade do cuidado ao cidadão maceioense”, destaca.
Como acessar os serviços?
O acesso aos serviços ofertados se dá por meio da apresentação de documentação pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS. Havendo vagas disponíveis no dia em uma das unidades, o usuário é prontamente atendido.
Nos casos em que as vagas já estão preenchidas, os profissionais fazem um pré-agendamento para o dia seguinte. É importante lembrar que não há necessidade de se dirigir até as unidades no período diurno para conseguir acesso aos atendimentos. Cada unidade disponibiliza 16 vagas para atendimentos médicos e de enfermagem, por dia, no horário das 17h às 21h.
Unidades com Corujão da Saúde
1. UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica)
2. UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes)
3. UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes)
4. UBS José Tenório (Serraria)
5. UBS Durval Cortez (Prado)
6. UBS Pitanguinha
7. UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra)
8. UBS Antônio de Pádua (Petrópolis)
9. UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia)
10. UBS Djalma Loureiro (Clima Bom)
11. UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes)
12. USF Jorge David Nasser (Ipioca)
13. USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce)
14. UBS Jardim São Francisco (Levada)
15. UBS Felício Napoleão (Jacintinho)
16. US Jorge Duarte Quintella Cavalcanti (Graciliano Ramos)
17. URS Walter de Moura Lima (Santa Amélia)
18. UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro)
19. USF João Sampaio (Tabuleiro do Martins)