Geral
Ginga Capoeira inicia nesta terça-feira (6) em escolas da rede municipal
800 crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental vão participar do projeto
O Projeto Ginga nas Escolas inicia nesta terça-feira (6) e irá contemplar 800 crianças de 16 escolas do Município, do 1º ao 5º ano do fundamental II, com o intuito de agregar na educação, levando a arte da cultura afro-brasileira para dentro das escolas.
O projeto é fruto da parceria da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), incentivando os alunos com arte e cultura, colaborando com o combate à evasão escolar.
A 2a edição do Ginga acontece após a assinatura do termo de fomento à capoeira, com a presença de mestres e do presidente da FMAC, João Hugo Lyra.
O Mestre de Capoeira e coordenador do projeto, Cláudio Figueiredo, expressa sua felicidade em renovar o Ginga para mais uma edição. “Com essa assinatura, celebramos além de mais um projeto, também a matéria-prima que receberemos com ele. As crianças e os espaços dados para executarmos nossa arte e propagá-la são tão importantes quanto a nossa vontade de semear cultura"
Serão dez meses de execução do projeto, onde as crianças poderão desfrutar da prática e dos valores afro-brasileiros que a arte da capoeira oferece por meio do esporte, luta, dança, música e brincadeiras.
O presidente da FMAC ressaltou no encontro que houve uma evolução perceptível dentro do Ginga. “Dobramos o número de escolas contempladas da edição passada. Hoje, são 16 escolas, e esperamos ampliar esses números para incluir cada vez mais a cultura na vida das crianças", reforçou João Hugo Lyra.
*Com Ascom FMAC