Geral

Relembre a história do mais longo reinado feminino da história ocidental

A rainha Elizabeth II também ocupou a marca de segunda monarca com o reinado mais longo da história

Por Redação 08/09/2022 15h03 - Atualizado em 08/09/2022 16h04
Relembre a história do mais longo reinado feminino da história ocidental
A rainha Elizabeth II foi a responsável pelo mais longo reinado feminino da história ocidental. - Foto: Reprodução | Internet

Com o anúncio da morte da rainha Elizabeth II, feito através da redes sociais na tarde desta quinta-feira (08), confira abaixo a jornada da magestade que ocupou o lugar de monarca mais longeva da história da monarquia britânica e também se tornou a segunda monarca com o reinado mais longo da história.

Em 1951, George VI, pai de Elizabeth, sofria com a sua saúde debilitada, obrigando a principal herdeira do trono a representá-lo em inúmeros compromissos oficiais. Nesse período, seu secretário particular, Martin Charteris, sempre carregava um rascunho do discurso de ascensão ao trono caso o rei morresse enquanto a futura rainha estava ausente.

No começo do ano seguinte, a então princesa e seu marido foram para mais uma viagem em nome do rei, a caminho do Quênia. No dia 6 de fevereiro, o governo britânico enviou uma mensagem de emergência para o casal real avisando sobre o falecimento de George VI. O Reino Unido tinha, automaticamente, uma nova rainha de apenas 25 anos.

O primeiro a saber do acontecimento foi Philip, que ficou encarregado de contar para Elizabeth sobre a morte do pai e que, a partir daquele momento, ela havia se tornado a rainha do Reino Unido. Como parte do protocolo, Martin a perguntou sobre qual nome gostaria de ser chamada como soberana, e a mesma respondeu "Meu próprio, é claro – qual outro?".

Nascida em 21 de abril de 1926, em Londres, na Inglaterra, Elizabeth Alexandra Mary com tanta força e personalidade, conquistou o lugar de monarca mais longeva da história da monarquia britânica e também se tornou a segunda monarca com o reinado mais longo da história, ao assumir o trono do Reino Unido por 70 anos e 127 dias. A soberana de 96 anos está atrás somente do rei Luís XIV da França, que esteve no poder por 72 anos.

Pesquisa sobre o reinado

Uma pesquisa recente do instituto YouGov revelou que o reinado de Elizabeth tem 84% de aprovação da população. Outros levantamentos divulgados na semana do Jubileu de Platina apontaram que oito em cada 10 pessoas tinham uma visão positiva da soberana, e que três quartos dos cidadãos do país achavam que ela havia feito um bom trabalho como rainha.

Em setembro de 2015, ela se tornou a britânica com o reinado mais longo, quando superou o reinado de sua tataravó, a rainha Vitória. Na ocasião, Elizabeth II também se tornou a monarca feminina como mais tempo de trono no mundo.

Se a rainha estivesse governando até maio de 2024, ela assumiria o título de monarca mais antiga do mundo. Atualmente, esse posto é ocupado pelo rei Luís XIV que subiu ao trono da França com apenas 4 anos de idade e governou até seus 76 anos.

*Com informações da Veja| AH-UOL