Geral
Matrículas para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos estão abertas para novos alunos
São mais de sete mil vagas em 45 escolas da rede pública municipal de ensino
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou, nessa sexta-feira (9), o período de matrículas e rematrículas da modalidade de Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI). São mais de sete mil vagas entre os anos iniciais e finais, distribuídas entre 45 escolas do Município. O início das aulas é imediato e as inscrições prosseguem até o preenchimento das vagas.
Para realizar a inscrição, os interessados devem procurar uma das escolas (veja a lista no final do texto) e apresentar o RG, CPF, comprovante de residência, cartão de vacina e comprovante de escolaridade. O futuro aluno pode solicitar, antes de efetuar a matrícula, uma prova de classificação caso não tenha como comprovar que já cursou alguma etapa do Ensino Fundamental.
A EJAI está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e forma os alunos em menor tempo. O Ensino Fundamental pode ser concluído em 4 anos e meio, já que os semestres são divididos em 100 dias.
A matriz curricular da EJAI possui a disciplina Educação, Mercado e Trabalho, na qual o aluno tem noções de empreendedorismo, educação fiscal e educação financeira. No segundo segmento será implementado o Projeto de Vida, que consiste em orientações para incentivar o protagonismo dos estudantes e o planejamento para ações futuras.
Além destas disciplinas, a EJAI oferece cursos de iniciação profissional como pedreiro, manicure e pedicuro, informática, corte e costura e empreendedorismo.
O coordenador do EJAI, Ricardo Maciel, destaca a importância da conclusão dos estudos para o público ao qual a modalidade é dirigida.
"É muito importante que as pessoas interessadas busquem realizar suas matrículas e os que já estão estudando realizem a rematrícula. O ensino que ofertamos na EJAI está completamente alinhado à Base Nacional Comum Curricular, entregando aos alunos a possibilidade de eles adquirirem saberes tanto para sua vida, quanto para o mercado de trabalho", afirma.
Veja abaixo a lista das 45 escolas municipais que estão efetivando as matrículas
NOSSO LAR
ALMEIDA LEITE
ARNON AFONSO DE MELO
AUDIVAL AMÉLIO
CÉSAR AUGUSTO
DOM ANTÔNIO BRANDÃO
DOM HELDER CÂMARA Diurno
DOM HELDER CÂMARA Noturno
DOM MIGUEL
DR. BALTHAZAR DE MENDONÇA
DR. DENISSON MENEZES
DR. JOSÉ CARNEIRO
DR. ORLANDO ARAÚJO
DR. POMPEU SARMENTO
DRA. NISE DA SILVEIRA
DRA. ELISABETH ANNE LYRA
FREI DAMIÂO
HERMÍNIO CARDOSO
JAIME DE ALTAVILA
JOSÉ CORREIA COSTA
KÁTIA PIMENTEL ASSUNÇÃO
LINDOLFO COLLOR
LUIZA SURUAGY
MARIA DE FÁTIMA LYRA
MARIA DE LOURDES PIMENTEL
OLAVO BILAC
PADRE PINHO
PAULO HENRIQUE BANDEIRA
PIO X
PROF ANTÍDIO VIEIRA
PROF CORINTHO DA PAZ
PROF LENILTON ALVES D
PROF LENILTON ALVES N
PROF PETRÔNIO VIANA
PROFA EULINA ALENCAR
PROFA HÉVIA VALÉRIA
PROFA JAREDE VIANA
PROFA Mª JOSÉ CARRASCOSA (diurno)
PROFA Mª JOSÉ CARRASCOSA (noturno)
PROFA NATALINA COSTA
PROFA NEIDE FRANÇA
PROFA SILVIA CELINA
SELMA BANDEIRA
SILVESTRE PÉRICLES
SUZEL DANTAS
SÉRGIO LUIZ
TRADUTOR JOÃO SAMPAIO
ZUMBI DOS PALMARES