Geral

Profissionais da enfermagem protestam contra suspensão do piso salarial da categoria

Mobilização da categoria acontece hoje (21) em diversas cidades do país

Por Redação* 21/09/2022 13h01
Profissionais da enfermagem protestam contra suspensão do piso salarial da categoria
Categoria também decidiu paralisar as atividades nas redes pública e particular de saúde hoje (21) - Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (21), profissionais de enfermagem de Alagoas se uniram em um protesto que percorreu as principais ruas do Centro, seguindo em direção à Praça Deodoro. Representantes do SINEAL (Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas) também participam da mobilização, que conta com cerca de 300 profissionais que se mobilizaram contra a suspensão do piso salarial da categoria pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Representantes da categoria se mobilizam por todo o país para pressionar pela aplicação da lei do novo piso salarial. Em Brasília, mais de 400 manifestantes se reuniram em frente ao Museu da República e devem seguir até o Congresso Nacional.

De acordo com Cinthia Carvalho, presidente do Sineal, a decisão do STF frustrou bastante a categoria profissional.

"Nós temos muito, muito a fazer. Suspender uma Lei que já foi votada e regulamentada é um equívoco histórico. Salvamos vidas! Exigimos respeito, valorização e ainda vamos deliberar sobre a possibilidade de entrarmos em greve e paralisarmos os serviços na semana que vem. Hoje tivemos apenas um ato de mobilização e vamos avaliar os rumos do movimento", explicou.

Além das manifestações em diversas cidades, a categoria também decidiu paralisar as atividades nas redes pública e particular de saúde nesta quarta (21).

As unidades de saúde que não atuam em regime de urgência e emergência, como postos e ambulatórios, devem ter 100% das atividades paralisadas até esta quinta-feira (22).

*Com informações do Gazeta Web