Geral

Esgotamento sanitário: confira as particularidades dos serviços prestados em Maceió

Além da BRK, outras empresas privadas continuam responsáveis pela operação e expansão da infraestrutura do sistema atual

Por Redação* 27/09/2022 12h12
Esgotamento sanitário: confira as particularidades dos serviços prestados em Maceió
BRK Ambiental - Foto: Bárbara Pacheco

Prestes a iniciar as obras de expansão do saneamento de Maceió, que aguardam a liberação das licenças necessárias para a execução, a BRK segue com intervenções em vias públicas para a manutenção do sistema existente na capital, de responsabilidade exclusiva da concessionária. Dessa forma, as obras estruturantes de esgotamento sanitário em andamento na cidade ainda não são da BRK. Trata-se de serviços executados por outras empresas privadas de saneamento que já atuavam antes da chegada da BRK e tiveram os contratos mantidos após a concessão.

É o caso da Sanama, parceria público-privada da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que é responsável pela operação e expansão do sistema de esgotamento sanitário de bairros da parte alta, como Antares, Benedito Bentes I e II, Cidade Universitária, Clima Bom, Salvador Lyra, Santa Lúcia, Santos Dumont, Tabuleiro do Martins e adjacências. Nestes locais, todas as obras de implantação de redes de esgoto, interceptores e elevatórias são executadas pela Sanama. Em algumas regiões da Santa Lúcia, a exemplo da Avenida Belmiro Amorim, há ainda redes coletoras que foram implantadas pelo poder público municipal e aguardam a finalização das obras de expansão da Sanama para serem interligadas.

Já as obras nas regiões do Canaã, Farol, Gruta de Lourdes, Ouro Preto, Pitanguinha, Santo Amaro e Jardim Petrópolis são executadas pela Sanema, que possui um contrato de locação de ativos com a Casal. No último mês de junho, a empresa concluiu a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Caçadores, no Farol, que passou a ser operada pela BRK, e agora avança com as obras de implantação das estações elevatórias para ampliar o acesso da população dessas regiões aos serviços de esgotamento sanitário. Toda a estrutura entregue pela Sanema será transferida para a operação da BRK.

“É importante esclarecer que ainda não começamos as grandes obras previstas no projeto de concessão em Maceió, que serão responsáveis pela universalização dos serviços de água e esgoto. Esse cronograma será amplamente divulgado em breve. Até lá, seguimos focados na manutenção e modernização da estrutura existente”, destacou o diretor operacional da BRK em Alagoas, Herbert Dantas.

Em caso de dúvida sobre a responsabilidade de alguma intervenção em via pública na capital, a BRK orienta que a população observe as placas de sinalização e o fardamento dos funcionários, que estão devidamente identificados com a marca da empresa. As obras da BRK seguem protocolos rígidos de segurança operacional, que inclui o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por profissionais capacitados, isolamento da área com barreiras de proteção e sinalização completa do local.

A população pode entrar em contato com a BRK pelo 0800 771 0001, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

*Com Ascom BRK