Geral
Sistema de esgotamento sanitário de Maceió é monitorado 24 horas por dia
Centro de Controle Operacional da BRK acompanha funcionamento das unidades operacionais em tempo real; tecnologia permite evitar extravasamentos e outras ocorrências na capital
Com a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO), a BRK realiza o monitoramento das Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) de Maceió em tempo real durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. Por meio da automação das unidades, que são responsáveis por encaminhar os efluentes para o tratamento adequado antes de serem devolvidos ao meio ambiente, a tecnologia permite maior agilidade no atendimento às ocorrências, a partir do acompanhamento e controle remoto das operações.
Com o monitoramento remoto realizado por um corpo técnico capacitado, é possível acompanhar o volume de esgoto nas unidades e o funcionamento dos equipamentos, identificar possíveis falhas operacionais, antecipar cenários e agir rapidamente diante de intercorrências, sem a necessidade de deslocamento das equipes.
De acordo com Wilson Bombo, gerente operacional da BRK em Alagoas, esse acompanhamento online das operações do sistema de esgotamento sanitário em tempo real garante maior assertividade e eficiência nas respostas às ocorrências. “Com o monitoramento dos parâmetros operacionais e a disponibilidade de informações imediatas, ganhamos maior agilidade na implantação de soluções a partir do direcionamento das equipes técnicas”, explicou Wilson Bombo, gerente operacional da BRK em Alagoas.
Além das EEEs, o CCO também é responsável pelo acompanhamento do sistema de abastecimento de água operado pela BRK, como nível de reservatórios, pressão nas tubulações e funcionamento de bombas. No total, são monitorados 240 ativos de água e esgoto espalhados pelos 13 municípios do bloco de atuação da BRK.