Geral

Moradores do Vergel denunciam que PM atirou em cadela durante abordagem no bairro

Segundo os denunciantes, o animal teria se assustado com movimentação dos policiais, latido e, por isso, foi alvejado na pata direita

Por Natália Brasileiro* e Vinícius Rocha 07/10/2022 17h05 - Atualizado em 07/10/2022 17h05
Moradores do Vergel denunciam que PM atirou em cadela durante abordagem no bairro
De acordo com as informações, a cadela mora na rua, mas recebe os cuidados e alimentação dos moradores. - Foto: Reprodução/Internet

Moradores do Vergel do Lago denunciam que um policial militar atirou em uma cadela durante uma abordagem realizada na Avenida Senador Rui Palmeira. O caso aconteceu na última quarta-feira (5).

Segundo o relato de um morador, ele estava próximo ao local quando a polícia chegou e, poucos minutos após ter decidido entrar na casa, ouviu o disparo seguido do choro estridente e latidos da cadela, que se chama Mel.

Segundo ele, os moradores que presenciaram a cena viram quando um dos PMs atirou na cadela após ela ter latido para os policiais que estavam em abordagem. O denunciante disse ainda que a polícia sempre chega de forma truculenta na região, que é conhecida por ser um local de tráfico de drogas.

"Quando eles [policiais] vêm já é correndo, com arma na mão…. todo mundo que está por perto se assusta. Quando eles desceram da viatura o pessoal que estava fazendo coisa errada correu e ficaram só os moradores. Foi quando eles fizeram isso [atirar no animal] e todo mundo viu."

De acordo com as informações, Mel mora na rua, mas recebe os cuidados e alimentação dos moradores. Ela já tinha uma deficiência na pata traseira direita e foi atingida na pata traseira esquerda, resultando em maiores dificuldades em sua locomoção.


“É uma cachorra pequena, já deficiente, ela não foi pra cima dos policiais, ela se assustou com a movimentação e latiu”, contou o denunciante, que preferiu não se identificar.

De acordo com o Comandante do Policiamento da Capital (CPC), Coronel Moura, a Policia Militar de Alagoas não coaduna com nenhum ato contrário aos valores da corporação e que todas as denúncias são apuradas.

“Realizamos a apuração preliminar e, se constatado a veracidade do fato, fazemos a investigação interna para identificar os responsáveis e tomar as medidas administrativas cabíveis ao ocorrido”, explicou o Coronel, que, quando contatado pelo Jornal de Alagoas, ainda não sabia da natureza desse fato em específico, mas garantiu que haverá apuração, caso a denúncia seja formalizada ou que chegue até o comando do CPC.

Cuidados


De acordo os moradores que cuidam do animal, o procedimento cirúrgico para retirar a bala do corpo da cadela, e os procedimentos posteriores foram custeados pelo delegado da Polícia Civil, Leonam Pinheiro. Ele foi eleito deputado estadual nas eleições deste ano e tem como bandeira de atuação a defesa da causa animal.

Ele chegou a publicar um vídeo ao lado do animal, nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Ele afirmou que como delegado responsável pela delegacia de crimes ambientais vai apurar o caso, “mas que a prioridade agora é a saúde dela”

A cadela está agora sob cuidado dos moradores do bairro.



*Estagiária sob supervisão