Geral
Iguá recebe selo de ouro em seu inventário de emissões de gases de efeito estufa
Grupo conquista o grau máximo de reconhecimento do Programa Brasileiro GHG Protocol, reforçando seu compromisso com a redução dos impactos ambientais
Pelo segundo ano consecutivo, a Iguá, uma das principais empresas de saneamento no Brasil e controladora da Agreste Saneamento, recebeu o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, conduzido pela FGV, para o seu inventário de emissão de gases de efeito estufa (GEE). O selo é concedido após a companhia demonstrar o atendimento de todos os critérios de transparência na publicação de seus dados. A certificação, anunciada na última quinta-feira (6), se refere ao inventário de 2021.
“Esse selo vem reafirmar nosso compromisso com o meio ambiente e com o enfrentamento das mudanças climáticas. Por meio dele damos transparência aos nossos dados e às iniciativas que temos adotado para mitigação das emissões. É a certeza de que estamos trilhando o caminho certo na gestão da sustentabilidade do nosso negócio”, comemora o COO da Iguá, Péricles Weber.
Com foco na estratégia ESG, a Iguá é membro da Rede Brasil do Pacto Global desde 2020, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção de ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, se tornando a primeira empresa do setor a manifestar empenho com a descarbonização de seu negócio e vem avançando em outras agendas socioambientais. Além disto, a companhia relata seus dados consolidados de emissões de GEE anualmente também em seu Relatório Integrado.
Em reconhecimento das ações que vem desenvolvendo em prol do enfrentamento da crise climática, neste ano a Iguá foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento IWA Climate Smart Utility pela Associação Internacional de Água (IWA, na sigla em inglês), maior rede internacional de profissionais de água, com membros em mais de 130 países.
Sobre a Iguá
Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2022, entrou no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil de acordo com o Valor Inovação Brasil, e pelo segundo ano consecutivo esteve posicionada no primeiro quartil no ranking internacional do GRESB Assessment. E em 2021 foi eleita, pelo quinto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). www.igua.com.br
*Operações Iguá Saneamento: Alagoas - Agreste Saneamento (Arapiraca); Mato Grosso - Águas Cuiabá, Águas Pontes e Lacerda, Águas Comodoro, Águas Canarana, Águas Alta Floresta e Águas Colíder; Paraná - Paranaguá Saneamento; Rio de Janeiro – Iguá; Santa Catarina - Itapoá Saneamento e Tubarão Saneamento; São Paulo - Águas Andradina, Águas Castilho, Águas Piquete, Atibaia Saneamento, ESAP (Palestina); Sanessol (Mirassol) e SPAT (Suzano).