Geral
BRT Maceió: sistema trará modernidade e eficiência ao transporte coletivo
Sistema irá contar com um corredor principal com 14,5 km e 22 estações de parada, do terminal do Eustáquio Gomes aos bairros do Centro, Trapiche e Ponta Verde
O transporte público de Maceió tem avançado consistentemente nos últimos anos, seja com a implantação da bilhetagem eletrônica, as novas formas de pagamento com cartão de crédito, débito e QR Code ou o retorno dos ônibus com ar-condicionado. No entanto, a meta é ir além, e o futuro da mobilidade urbana da capital já tem nome: BRT Maceió.
O sistema irá contar com um corredor principal com 14,5 km e 22 estações de parada, do terminal do Eustáquio Gomes aos bairros do Centro, Trapiche e Ponta Verde. O tráfego será realizado pelas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, sendo alimentado por mais de 40 linhas que trarão os passageiros dos bairros ao corredor principal. Tudo isso significa mais eficiência e agilidade para o transporte público.
No corredor, o BRT contará com estrutura para tráfego exclusivo dos ônibus, sem interferência dos demais veículos em circulação, e terá estações de parada fechadas e elevadas ao nível do piso interno dos veículos, portas automáticas e pagamento antecipado das passagens. O sistema também oferecerá acessibilidade universal, painéis de informações para os usuários, validadores eletrônicos e integração tarifária.
Os veículos serão modernos, com ar-condicionado e wifi gratuito para os passageiros. A velocidade operacional média será de 30 km/h, e a redução do tempo das viagens será um dos principais atrativos para quem depende do transporte público para trabalhar, estudar ou simplesmente aproveitar um dia de lazer na cidade. Serão até 120 mil passageiros transportados por dia, com conforto, agilidade e segurança.