Geral

Funcionário da Casa Vieira denuncia coação eleitoral a trabalhadores da rede

A legislação prevê pena de até quatro anos de reclusão e pagamento de multa para quem “usar de violência ou ameaça, de qualquer tipo, para coagir alguém a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido”

Por Redação* 20/10/2022 08h08 - Atualizado em 20/10/2022 17h05
Funcionário da Casa Vieira denuncia coação eleitoral a trabalhadores da rede
Panfletos distribuídos - Foto: Reprodução

Um funcionário da Casa Vieira, uma das maiores lojas de departamentos de Maceió, denunciou um caso de coação eleitoral aos funcionários da de uma das lojas da rede localizada no bairro de Cruz das Almas.

O funcionário, que pediu para não ser identificado, disse que na quarta-feira,(19), a empresa anunciou que uma palestra sobre o “Outubro Rosa” seria realizada para os trabalhadores, em seu auditório. Porém, quando a palestra começou, os presentes foram surpreendidos com a distribuição de material e exibição de imagens e vídeos contra o candidato a Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva. 

“A palestra durou pouco mais de 1h. Houve coação e crime eleitoral sim. Fizeram fake news, várias edições de vídeos do Lula, recortes, panfletos, etc. A palestra foi ministrada pelo Josan Leite", disse o funcionário.

De acordo com as imagens enviadas pelo funcionário, é possível ver o engenheiro civil e ex-candidato ao governo do Estado, nas eleições de 2018, Josan Leite, na frente de dezenas de funcionários, que aparecem sentados em frente a uma imagem de Lula e Bolsonaro, projetada na parede, com o título “A luta do bem contra o mal". Já em outras imagens se vê os panfletos que foram distribuídos no local.

A pratica de assédio ou coação eleitoral, configura crime eleitoral, que é enquadrado no 301 do Código Eleitoral. A legislação prevê pena de até quatro anos de reclusão e pagamento de multa para quem “usar de violência ou ameaça, de qualquer tipo, para coagir alguém a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido”.

*Com informações Cada Minuto