Geral
‘Pode Comprar Aqui’: Quase 3 mil estabelecimentos já possuem o selo; confira
Certificação foi criada em 2021 para incentivar comerciantes da capital a cumprir adequadamente as normas sanitárias
Quase 3 mil estabelecimentos de Maceió já contam com o selo 'Pode Comprar Aqui'. A certificação foi criada em 2021 para incentivar comerciantes da capital a cumprir adequadamente as normas sanitárias.
Desde então, a Vigilância Sanitária tem conferido o adesivo aos estabelecimentos da cidade que, após criteriosa avaliação do órgão, demonstram manter boas condições de funcionamento.
Dentre os negócios reconhecidos pelas boas práticas estão lanchonetes, salões de beleza, barbearias, supermercados, restaurantes, açougues, laticínios e panificações da capital.
Segundo o coordenador-geral da Vigilância Sanitária de Maceió, Nilson Malta Neto, além do incentivo à manutenção de práticas adequadas, o selo também confere maior segurança aos maceioenses no momento do consumo.
“Depois que instituímos o selo, o maceioense passou a ter um comprovante visível de que aquele negócio trabalha corretamente e isso funcionou como um diferencial na hora da compra e na manutenção da saúde da população”, enfatizou.
O coordenador ressaltou, ainda, que, durante as inspeções para a entrega do selo, os fiscais observam aspectos relacionados a questões como documentação, higiene, qualidade dos produtos e estrutura.
“Além de toda a situação documental dos locais, observamos pontos como a validade dos produtos comercializados, higienização dos ambientes, estado atual dos maquinários, critérios de armazenamento, manipulação e refrigeração de produtos”, destacou.
Como solicitar o selo
Os comerciantes também podem solicitar inspeção da Vigilância Sanitária para posterior recebimento do selo Pode Comprar Aqui. Para isso, o proprietário deve ligar para os telefones (82) 3312-5496 (das 8h às 14h) e (82) 98752-2000 (WhatsApp) ou comparecer à sede da Vigilância Sanitária, que fica na Rua Alexandre Passos, s\n – Jaraguá.
Na ocasião será agendada uma visita ao local e, se o estabelecimento estiver cumprindo as orientações determinadas pelo Município, poderá receber o selo com indicativo de qualidade.