Geral
Alagoas registra primeiro caso da variante BQ.1 do coronavírus
A BQ.1 trata-se de uma sublinhagem da variante Ômicron, variante que tem mostrado uma elevada capacidade de transmissão comparada às outras circulando atualmente no Brasil
A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS) detectou o primeiro caso de uma nova variante do coronavírus, chamada de BQ.1, em Alagoas. Os dados constam boletim epidemiológico de número 45. A BQ.1 trata-se de uma sublinhagem da variante Ômicron, variante que tem mostrado uma elevada capacidade de transmissão comparada às outras circulando atualmente no Brasil.
O paciente identificado trata-se de um homem de 66 anos que reside em Maceió e estava em São Paulo. Ele começou a apresentar os sintomas da Covid-19 no dia 15 de outubro, mas não não precisou ser hospitalizado. Após cumprir o período de isolamento domiciliar, o paciente se recuperou.
No relatório consta o aumento de casos de covid-19 em Alagoas, com um percentual de aumento de 64% em uma semana. Para frear o avanço das variantes, as secretarias de saúde orientam a utilização de máscara em locais fechados e com grande fluxo de pessoas, evitar aglomerações, fazer a higienização das mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel a 70%, além de manter atualizado o esquema vacinal completo, incluindo as doses de reforço.
*Com G1 Alagoas