Geral

Manifestantes fecham rodovia em Rio Largo e reivindicam posse de Aeroporto Zumbi dos Palmares

Os dois lados da BR-104 foram interditados, impedindo o acesso ao aeroporto

Por Redação 16/11/2022 09h09 - Atualizado em 16/11/2022 14h02
Manifestantes fecham rodovia em Rio Largo e reivindicam posse de Aeroporto Zumbi dos Palmares
Protestos ocorrem na manhã desta quarta-feira (15), na BR-104 - Foto: Assessoria

Manifestantes estão realizando, na manhã desta quarta-feira (16), um protesto na altura do viaduto próximo ao aeroporto Zumbi dos Palmares. Eles reivindicam que o aeroporto não saia da posse do município de Rio Largo para o município de Maceió.

Os dois lados da BR-104 foram interditados, impedido o acesso ao Aeroporto Zumbi dos Palmares. O Gerenciamento de Crises da Polícia Militar está no local tentando negociar a liberação da via. Membros de associações de taxistas de Rio Largo estavam no local, portando faixas atacando o prefeito de Maceió, JHC. 

O caso

Em julho deste ano, a Prefeitura de Maceió divulgou informações de um laudo técnico do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) que diziam que 61% da área do aeroporto Zumbi dos Palmares, incluindo a área administrativa e o estacionamento, pertencem ao município de Maceió. 

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT) passou a atuar na área do aeródromo o que causou um atrito com a prefeitura de Rio Largo. O Prefeito de Rio Largo apresentou escrituras e classificou a ação da SMTT de invasão.