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Procon AL recebeu mais de 260 reclamações contra companhias aéreas
As empresas de viagens aéreas apresentam predominância nessa estatística
O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon-AL) registrou, somente no primeiro semestre de 2022, 126 reclamações. No segundo semestre, até o mês de novembro, foram registrados 137 processos. As empresas de viagens aéreas apresentam predominância nessa estatística.
O verão, estação mais esperada do ano, é responsável pela alta demanda de voos, pacotes de viagem e hospedagens. Segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) o setor de Turismo nacional teve um faturamento semestral de R$ 94 bilhões, 33% maior do que o registrado no mesmo período de 2021. As empresas de transporte aéreo representam o maior faturamento no período, com quase um terço do creditado em todo o setor.
A insatisfação registrada pelos consumidores se refere à escassez de informações por parte das reclamadas, remarcação solicitada e não realizada, e principalmente reembolsos não efetivados.
Caso o cliente não consiga falar com a empresa contratada nos canais oferecidos, o Procon-AL orienta que o mesmo procure a Anac no aeroporto, acesse o site Consumidor.gov ou se dirija ao próprio Instituto.
É importante que o consumidor atente às tarifas incluídas nos pacotes adquiridos e tente entender a diferença entre elas. Também é fundamental ter o comprovante de compra do serviço sempre em mãos.
O Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, mensagens ao WhatsApp (82) 98876-8297 e presencialmente, mediante agendamento, pelo site agendamento.seplag.al.gov.br.