Geral
BRK Alagoas vence maior prêmio de comunicação empresarial do Brasil
Empresa levou os troféus das etapas regional e nacional do Prêmio Aberje 2022, na categoria Gestão de Crise Organizacional, com case do Sistema Aviação
Após pouco mais de um ano de operação, o trabalho realizado pela BRK na Região Metropolitana de Maceió tem sido reconhecido nacionalmente. Nessa terça-feira (29), a empresa venceu o Prêmio Aberje 2022, considerado o maior prêmio de comunicação empresarial do Brasil, na categoria Gestão de Crise Organizacional, com o case do Sistema Aviação. Realizada em São Paulo pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, a cerimônia do evento contou com a presença de executivos e profissionais de comunicação de todo o país.
A unidade da BRK em Alagoas levou o troféu de melhor case de Gestão de Crise Organizacional do Brasil após vencer a etapa regional Norte-Nordeste, que contou com outros 72 projetos finalistas em 13 categorias. O case do Sistema Aviação apresentou à comissão julgadora como se deu a condução organizacional de uma crise de imagem gerada pelo rompimento de uma das maiores adutoras de água bruta do sistema de abastecimento de Maceió, de responsabilidade da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que deixou bairros da parte alta sem água logo após a chegada da BRK.
De acordo com Felipe Guimarães, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da BRK em Alagoas, o compromisso com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês Meio Ambiente, Social e Governança) e o engajamento de todos os setores, foram fundamentais para esse reconhecimento. “Esse prêmio é dedicado a todas as 1,5 milhão de pessoas atendidas pela BRK na Região Metropolitana de Maceió, que terão acesso à água de qualidade em quantidade suficiente com o avanço do projeto de universalização. E a todo o time de Alagoas, que trabalha todos os dias com muita dedicação para promover qualidade de vida, saúde, desenvolvimento econômico, educação e respeito ao meio ambiente, a partir de um saneamento muito além do básico”, destacou o gestor.
A BRK também foi premiada na categoria Mídia Audiovisual, etapa regional São Paulo, com o minidocumentário sobre o Programa de Aceleração de Carreiras para Mulheres Negras. Além disso, a diretora de Comunicação da empresa, Juliana Calsa, foi reconhecida como uma das dez comunicadoras do ano.
O Prêmio Aberje tem como objetivo promover e divulgar os esforços e as iniciativas da comunicação corporativa em todo o país. A premiação envolve centenas de jurados de renome nacional no mercado e na academia, e conta com uma ampla estrutura de compliance, composta de auditoria independente, ombudsman e assessoria jurídica.
Case Sistema Aviação
Com pouco mais de três meses à frente da distribuição de água na capital alagoana, em meio a um modelo de concessão cheio de particularidades, a empresa tinha acabado de iniciar o trabalho de posicionamento de marca e relacionamento com o cliente quando as ações de comunicação precisaram mudar o foco rapidamente para dar transparência à situação da adutora.
Diante de um cenário sem precedentes e com uma cultura organizacional pautada em valores como empatia, compromisso com o cliente e excelência operacional, a BRK montou uma força-tarefa e assumiu toda a engenharia do projeto, considerado de alta complexidade, mesmo não sendo responsável pela produção de água, conforme contrato de concessão. Os investimentos viabilizaram a retomada plena do Sistema Aviação dentro do prazo previsto de 40 dias.
Até a conclusão da obra, a concessionária triplicou o número de caminhões-pipa e montou uma força-tarefa para garantir o abastecimento da população afetada, com um comitê intersetorial designado exclusivamente para monitoramento das viagens e atendimento exclusivo aos clientes. Além disso, um canal direto de comunicação foi aberto para intensificar a interação com as lideranças comunitárias e um perfil próprio da unidade foi criado no Instagram para garantir mais agilidade no repasse das informações e maior proximidade com os públicos relacionados, que também recebiam reporte contínuo de informações via imprensa local.