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Quase metade dos domicílios alagoanos possui pelo menos um dispositivo ou funcionário para segurança
As informações, divulgadas nesta quarta-feira (07), são da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD)
Levantamento inédito do IBGE revelou que, em 2021, praticamente a metade (46,5%) dos 1,075 milhão de domicílios estimados para Alagoas possuíam pelo menos um dispositivo ou funcionário para segurança. Em números absolutos, o contingente equivalia a 500 mil lares.
As informações, divulgadas nesta quarta-feira (07), são da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD) Contínua - Sensação de segurança 2021, que, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, investigou, pela primeira vez nessa Pesquisa, o tema sensação de segurança junto a moradores de 15 anos ou mais de idade, a fim de avaliar a opinião das pessoas sobre suas percepções de (in)segurança.
O tipo de dispositivo mais presente nos domicílios alagoanos é o do “muro ou grade altos, cacos de vidro ou arame farpado” (23%), seguido de “Trava, tranca, fechadura reforçada ou grade (porta, janela ou portão)”, encontrado em 22,4% dos lares, e “cachorro ou outro animal para proteger o domicílio” (18,4%). Em menor quantidade estavam “Alarme ou câmera de vídeo” (7,3%), “Funcionário contratado para vigilância” (7,1%), “Cerca elétrica” (6,5%) e “Arma de fogo” (1,9%).
Bombeiros tem o maior percentual de confiança entre os brasileiros
A pesquisa também avaliou o grau de confiança dos moradores brasileiros em instituições: polícia civil, polícia militar, guarda municipal, bombeiros, justiça e forças armadas. O maior percentual de confiança foi o dos bombeiros (87,1%). As polícias civil e militar apresentaram níveis de confiança próximos, 66,9% e 66,3%, respectivamente, e ficaram um pouco acima da guarda municipal (60,6%). A instituição com menor taxa de confiança foi a justiça (50,2%).
Policiamento, áreas de lazer, pavimentação e iluminação, avaliados como ótimos ou bons, aumentam sensação de segurança dos brasileiros.
Em 2021, a existência de serviços públicos avaliados como ótimos ou bons estava associada a uma sensação de segurança maior do que aquela estimada para os domicílios cujo entorno fornecia serviços classificados como regular, ruim ou péssimo. O serviço de policiamento apresentou a maior diferença (cerca de 20 p.p.) na proporção de pessoas seguras, ao passo que o de menor diferença, ainda que significativa, foi o serviço de coleta de lixo (10,4 p.p.).