Geral
Imagem de Santa que apareceu em lágrimas no interior de Alagoas será investigada pela Igreja e Ufal
Pároco responsável pela cidade de Flexeiras confirmou que Igreja está acompanhando o caso, mas com cautela
O padre responsável pela paróquia da cidade de Flexeiras, município do interior alagoano onde uma imagem de Nossa Senhora das Dores apareceu com lágrimas no rosto no último sábado (17), Luiz Rodrigues Neto, confirmou que o caso está sob investigação da Igreja Católica e que um profissional ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se habilitou a fazer uma análise da Santa que chora.
O caso ganhou repercussão após uma criança ter se aproximado da Santa, localizada na Praça Padre Cícero, no Centro de Flexeiras, e percebido que havia lágrimas no rosto da escultura.
De acordo com o pároco, a posição da Igreja é de cautela. “Estamos acompanhando o caso, analisando, ouvindo as pessoas, mas não chegamos a nenhuma conclusão agora, é preciso estudar o caso”, afirmou o Pe. Luiz Rodrigues. Ele informou que a imagem permanece no mesmo lugar e continua com as lágrimas estáticas no rosto da figura santa, até a última observação que chegou até o clérigo nesta segunda-feira (19). O padre está de recesso e retorna às atividades nesta quarta-feira (21).
O padre confirmou que até o natal, um químico da Ufal fará a análise da imagem, que é feita de gesso. “Até a semana que vem teremos um parecer técnico”, frisou, sem dar detalhes de como será feita essa perícia.
O caso
Na noite de sexta-feira (16), uma criança com a mãe se aproximou da imagem de Nossa Senhora das Dores, localizada em uma pequena redoma de vidro, ao lado de uma grande escultura de Padre Cícero e de uma imagem, de mesmo tamanho, de Virgem Maria. A criança percebeu, com a lanterna do celular, que no lado direito do rosto da Santa havia duas lágrimas, uma maior perto da boca e uma menor, mais próxima do olho.
A mulher chamou outras pessoas que estavam na praça e uma multidão incrédula começou a formar-se. O fenômeno gerou comoção, os vídeos circularam nas redes sociais e pessoas de outras cidades, inclusive de Maceió, capital alagoana, estão fazendo visitas para observar a imagem.
Segundo informou o Padre Luiz , a imagem da Santa foi doada por uma fiel há três anos, após a reforma da Praça Padre Cícero. Em entrevista à imprensa, a mulher garantiu que nunca houve lágrimas no rosto de Nossa Senhora das Dores.
Curiosamente ou não, Nossa Senhora das Dores também é chamada de Nossa Senhora das Lágrimas e e Nossa Senhora do Pranto, bem como outras alcunhas, como Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora da Agonia, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário, Nossa Senhora do Monte Calvário, Mãe Soberana.
O título refere-se às sete dores que a santa sofreu ao longo da vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo.