Geral
Nutricionista traz orientações para uma alimentação benéfica nas festas de fim de ano
Especialista afirma que é possível aproveitar as ceias de Natal e Ano Novo, equilibrando a quantidade e a qualidade dos alimentos
Parece difícil conciliar receitas tradicionais e gostosuras típicas do período mais iluminado do ano com uma alimentação saudável. Afinal, as festas de Natal e Réveillon trazem diversas opções de pratos deliciosos e irresistíveis. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) revela que é possível aproveitar o melhor das festividades evitando excessos e sendo mais saudável nas ceias natalinas e de Ano Novo.
De acordo com a nutricionista do Programa de Alimentação e Nutrição da SMS, Franciane Santos, antes de fazer a restrição de algum alimento, primeiro, é preciso analisar a condição clínica do indivíduo.
“Nessa época do ano é muito difícil preferir um alimento mais saudável, mas é importante reforçar que é sempre bom ter um equilíbrio na hora de se alimentar. No entanto, em toda orientação nutricional temos que observar o indivíduo e sua condição clínica. Se ele não tem nenhuma patologia, então, ele pode consumir o que quiser. Mas, se a pessoa tiver diabetes, hipertensão, triglicerídeos ou colesterol alto, ou alguma intolerância ou alergia alimentar, então haverá restrições sim em sua alimentação”, explica.
Para orientar o que deve ser escolhido na hora de montar as ceias de Natal ou de Ano Novo, a nutricionista orienta sobre a importância de evitar itens mais gordurosos e aponta para alguns alimentos ricos em fibras, minerais e vitaminas.
“Ao invés de comer um lombo, é preferível comer peixes ou frango. Nas ceias de fim de ano há muitos alimentos gordurosos, é importante evitá-los ou comer menos, como faria em outra ocasião. Em relação às bebidas, é melhor tomar um suco natural ao invés do refrigerante, por exemplo. A bebida alcoólica pode ser consumida, mas sem exageros. E quanto às sobremesas, o ideal é que as pessoas prefiram aquelas que tenham frutas ou vegetais, pois podem dar fibras, minerais e vitaminas, a depender do alimento”, ensina.
Em caso de excessos alimentares, a especialista destaca que a prática de atividade física é uma importante aliada para a diminuição de peso após o período de festas. “Em algumas pessoas vêm até aquele sentimento de culpa por ter exagerado durante as ceias de fim de ano e ter aumentado alguns quilinhos. Nessa situação, o ideal é compensar com a prática de atividade física e se alimentando de forma saudável”.
“É possível comer de tudo e continuar saudável, porém em quantidade moderada, sem exagerar. O ser humano pode sim ter uma alimentação mais equilibrada e comer de tudo um pouco”, finaliza.
Abaixo seguem opções de cardápio elaborados pela nutricionista:
Entrada:
Patê de ervas com torradas, acompanhado de castanha de caju, castanha do Pará e amendoim.
Prato Principal:
Bacalhau ou torta salgada de brócolis;
Acompanhamento - Arroz com passas, Purê de abóbora, Bredo, Salpicão.
Sobremesa:
Pudim de frutas vermelhas;
Bolo de banana;
Salada de frutas.