Geral

Jovens madrugam na rua para se inscrever em cursos profissionalizantes gratuitos, em Maceió

Mais de duas mil pessoas passaram pelo local que ofertou 530 vagas para 10 cursos profissionalizantes

Por Natália Brasileiro e Evandro Souza* 04/01/2023 15h03 - Atualizado em 04/01/2023 17h05
Jovens madrugam na rua para se inscrever em cursos profissionalizantes gratuitos, em Maceió
Mesmo sob forte sol, cerca de duas mil pessoas passaram pelo local de inscrição do Emprega Jovem MCZ - Foto: Natália Brasileiro

Em uma manhã de sol forte e céu sem nuvens, uma multidão em fila ocupava a calçada do prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na Avenida Comendador Leão, no bairro do Poço, em Maceió. No local passaram duas mil pessoas, em maioria, jovens entre 14 e 18 anos, que queriam participar da 6ª etapa do Emprega Jovem MCZ, programa de qualificação profissional gratuito da Prefeitura de Maceió.

O atendimento começou às 8h, quando houve a distribuição de 530 fichas referentes às vagas a serem preenchidas para diversos cursos profissionalizantes. A alta demanda formou filas que cruzaram o quarteirão. Pessoas chegaram a dormir e "acampar" no local para garantir um lugar em busca de uma das bolsas ofertadas.

Com turmas no período da manhã e da tarde, mais de 10 cursos foram oferecidos, com aulas que iniciam já na próxima segunda (9), beneficiando diversos jovens que pretendem iniciar a vida profissional e ingressar no mercado de trabalho.

Uma delas é Rayssa Mayara, que veio de Rio Largo, na região metropolitana de Maceió, em busca de uma oportunidade. A jovem de 19 anos está no último ano do ensino médio e já pensa no futuro. Apesar de planejar estudar engenharia, ela entende que uma capacitação diferente nesse momento pode ser um diferencial.

Rayssa chegou no local às 8h e esperava conseguir uma vaga no curso de assistente de RH ou almoxarife. Na espera, a estudante conta o que aguarda: "Me especializar, ter mais experiência no mercado de trabalho. A expectativa é aprender com a profissão, eu já faço umas coisas, então continuar amando a profissão e buscar um futuro bom para mim e para minha família".

As 530 fichas disponibilizadas esgotaram rapidamente e os técnicos da Secretaria Adjunta de Juventude, que é ligada à Secretaria Municipal de Governo (SMG) da prefeitura de Maceió, informaram que iam entregar fichas para o cadastro de reserva. Foi o caso de Rayssa, que não conseguiu as vagas disponibilizadas nesta etapa e deverá ingressar nas próximas, que serão realizadas durante o ano.

Mesmo sob forte sol, jovens formaram fila para buscar cursos profissionalizantes gratuitos em programa da Prefeitura de Maceió (Foto: Natália Brasileiro)

O sol não desanimou Breno dos Santos, mas, mesmo chegando às 6h30, ele não conseguiu se inscrever para o curso de sua escolha e optou pelo cadastro de reserva disponibilizado para as vagas de almoxarife.

O vestibulando, que mora em Santa Luzia do Norte, localizado à 25 quilômetros da capital, confessou que a quantidade de pessoas o deixou desesperançoso, mas tem a expectativa de conseguir a vaga e ser chamado.

"Tinha muita gente, quando cheguei a fila estava do outro lado [da rua]. A expectativa era grande. Isso daqui vai ajudar bastante então tem que tentar. Eu estou na reserva agora, esperando, caso alguém desista eu posso entrar"

Isabelle Ferreira, auxiliar administrativa da secretaria escolar do Senai, entidade que realiza o programa em parceria com a Prefeitura, explicou que as fichas de cadastro de reserva fora preenchidas para caso de desistência ou erro na documentação entregue pelos que atendidos hoje.

Além da reserva, 250 fichas em brancos foram entregues à quem não conseguiu atendimento. Nelas, os jovens puderam informar seus dados e o curso de interesse para que sejam contatados caso haja a criação de novas turmas. Ao todo, cerca de 2000 pessoas passaram pelo local nesta manhã.

Inicialmente, o atendimento seria feito nos dias 4 e 5 de janeiro, mas devido a alta procura todas as vagas foram preenchidas.

Os interessados que são menores de idade estiveram no local acompanhados de seus responsáveis. Como Ykawany Nascimento, de 17 anos, que compareceu com a mãe Nidiane.

A adolescente está no segundo ano do ensino médio, mas acredita que já é o momento para buscar uma capacitação. Seu interesse era nos cursos de assistente administrativo ou auxiliar de operações logísticas.

"Isso vai trazer muitos benefícios para ela. Hoje você só trabalha se tiver um curso, sem um curso profissionalizante você não consegue um emprego aqui, digo por experiência própria", contou Nidiane.

O edital com os convocados será divulgado nesta sexta-feira (6) através do site da Prefeitura de Maceió.

*Estagiários sob supervisão