Geral

Nota de repúdio: Ufal sai em defesa das instituições democráticas; confira

"A Ufal também se solidariza com as instituições que foram atacadas durante a ação terrorista deste domingo e se une às demais Instituições Federais de Ensino Superior"

Por Redação 09/01/2023 13h01
Nota de repúdio: Ufal sai em defesa das instituições democráticas; confira
Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Maceió. - Foto: Edilson Omena

Em relação à situação gravíssima causada pelos atos antidemocráticos, ocorridos nesse domingo (8), a Universidade Federal de Alagoas, por meio de sua gestão superior, emite nota de repúdio que você pode conferir a seguir:

Nota de Repúdio

A Gestão Superior da Universidade Federal de Alagoas repudia veementemente os atos terroristas, golpistas, antidemocráticos e contra o patrimônio público ocorridos neste domingo, dia 8 de janeiro, em Brasília-DF.

Estes atos atentam contra os preceitos básicos instituídos pela Constituição Cidadã de 1988 e trazem riscos às garantias de manutenção do Estado Democrático de Direito.

Esperamos que estes fatos sejam energicamente apurados e os autores materiais e intelectuais, bem como os financiadores, sejam responsabilizados, dentro da Lei. Esperamos também que seja garantida a manutenção da Ordem Pública e o Estado de Direito, próprios de um regime democrático.

A Ufal também se solidariza com as instituições que foram atacadas durante a ação terrorista deste domingo e se une às demais Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e entidades representativas da área de educação que estão repercutindo, em forma de protesto, o ocorrido na capital federal.

Educação transforma!

Josealdo Tonholo

Reitor

Dezoito reitores que compõem a Rede Nordeste de Universidades Federais assinaram a manifestação a seguir:

Manifestação Pública A Rede Nordeste de Universidades Federais (Rene-NE), lamenta profundamente e repudia os atos terroristas contra o patrimônio público e contra a democracia, ocorridos neste domingo, dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília-DF. Por esse motivo, faz- se necessária uma ação conjunta das autoridades competentes, para apurar os devidos fatos, sob a ótica da justiça, tendo como pilares a Ordem Pública e o Estado de Direito, próprios de um regime democrático.

Acompanhe abaixo as notas de outras instituições:

Nota Consórcio Universitas sobre atos em Brasília

Nota de apoio à democracia do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – Fortec

Nota de Repúdio do Conselho Deliberativo da Fiocruz aos Atos Antidemocráticos

Nota de Repúdio emitida pela direção do Campus do Sertão da Ufal

Nota do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)Nota da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA/UFal)Entidades repudiam veementemente atos terroristas e antidemocráticos