Geral
Ato a favor da democracia acontece de forma pacífica em Maceió
Mobilização aconteceu em resposta ao ato terrorista ocorrido em Brasília no último domingo (8)
Movimentos sociais mobilizaram um ato em defesa da democracia em várias cidades do Brasil nesta segunda-feira (9). Em Maceió, a concentração aconteceu na Praça do Centenário, na Avenida Fernandes Lima, e percorreu as ruas até a sede do Judiciário de Alagoas, no Centro.
A manifestação aconteceu em resposta ao ato terrorista ocorrido em Brasília no último domingo (8), quando bolsonaristas radicais invadiram a sede dos Três Poderes e depredaram o lugar, e na capital alagoana foi organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) com outros sindicatos.
A presidente da CUT/AL, Rilda Alves, esteve presente e reafirmou seu apoio ao resultado das eleições, defendendo que a Justiça haja com os envolvidos na manifestação golpista.
“Não dava para não vir às ruas hoje e dizer que somos a favor e apoiamos incondicionalmente a democracia. Dia 30 de outubro finalizaram as eleições com resultado democrático das urnas, onde o presidente Lula foi eleito, quer goste ou não, tem que respeitar o resultado. O ato que aconteceu em Brasília é inadmissível, estamos aqui para reafirmar nosso apoio ao resultado das urnas e cobrar justiça, que esses terroristas sejam punidos.”
O ato reuniu diversas pessoas, que marcharam pedindo por respeito à democracia e ao resultado legítimo das Eleições 2022. Manifestantes seguravam faixas e cartazes com frases antifascismo e contra um possível golpe.
A mobilização seguiu de forma pacífica até o fim, acompanhada pela Polícia Militar, além do batalhão de trânsito e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Quem também esteve presente foi o sindicalista e deputado federal Paulão (PT), que ressaltou a importância dessa resposta.
“É importante fazer defesa da democracia. Na minha visão, a resposta tem que ser dada em cada município, principalmente nas capitais. É uma mobilização em cima da hora, mas é importante estar aqui em defesa da democracia. O mundo repudiou esses atos, então é importante a gente demonstrar o poder popular de cada município fazendo essa mobilização do em defesa do estado democrático de direito”, explicou.
*Com informações do Tribuna Hoje