Geral
Mais de 1000 usuários já foram atendidos pelo Sine Maceió em janeiro deste ano
Posto de atendimento da Prefeitura de Maceió tem serviços gratuitos de orientação profissional, cadastro de currículo e encaminhamentos para o mercado de trabalho
O posto de atendimento do Sine Maceió já realizou mais de mil atendimentos de forma presencial somente neste mês de janeiro de 2023. Entre os serviços gratuitos procurados pelos usuários estão orientações profissionais, agendamento do seguro-desemprego, cadastro de currículos e encaminhamentos dos profissionais para o mercado de trabalho.
Quando comparado ao mês anterior, o crescimento pode ser percebido. Em dezembro de 2022, foram atendidos 440 usuários de forma presencial no Sine Maceió; em janeiro de 2023, até o dia 26/01, foram atendidos 1.038 usuários no posto.
Secretário Municipal do Trabalho, Maurício Filho explica que o crescimento é uma reação ao incentivo da Prefeitura de Maceió na geração de emprego, trazendo mais empreendimentos para a capital e preparando os maceioenses para o mercado de trabalho.
“Isso afeta os trabalhadores, que vêem no Sine uma oportunidade de conquistar seu emprego e buscam qualificação profissional, melhorar seu currículo, buscam vagas de trabalho de forma mais assertiva, de acordo com suas experiências. E por outro lado as empresas também sentem que podem contar com esse serviço gratuito para encontrar o profissional ideal”, acredita Maurício.
Foi o que ocorreu com Matheus Gama, 20 anos, que buscou uma vaga no Sine Maceió no início de janeiro, participou de um processo seletivo realizado na estrutura do posto de atendimento e garantiu seu primeiro emprego de carteira assinada como Técnico de Edificações, uma oportunidade que, segundo ele, vai trazer uma experiência para crescer profissionalmente.
“Estava à procura de emprego e sei que o Sine dá o apoio para quem está em busca de emprego. Fui até o Shopping Popular para ter um conhecimento das vagas que tinham disponíveis e foi perfeito. Conseguiram achar uma vaga que conciliava meu aprendizado. Isso mostra a dedicação que a equipe têm com as pessoas que estão procurando emprego. É uma experiência enorme e, além do lado profissional, vou crescer pessoalmente também”, afirma o jovem.
O papel do Sine Maceió é o de trabalhar em conjunto com os trabalhadores e as empresas parceiras, realizando esta interlocução, de forma gratuita. José Alencar, CEO da empresa da área de construção civil que contratou o Matheus, também conhecia os serviços do posto de atendimento e procurou por saber da expertise da equipe para conseguir a mão-de-obra qualificada. “Nós já temos experiência com o Sine há vários anos, em cada estado que a gente chega. Aqui em Maceió foi a melhor acolhida que tivemos. A estrutura oferecida aqui foi a melhor de todas, algo que em nenhuma outra capital a gente tem. Foi excelente mesmo”, reconhece o empresário.
Os serviços são gratuitos e podem ser acessados no posto do Sine Maceió, que fica localizado no 2º piso do Shopping Popular, no centro. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Matheus Gama conseguiu seu primeiro emprego após se cadastrar no Sine Maceió. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió