Geral

Estudante de Maceió nota 1000 na redação do Enem explica método de estudo e quer Medicina na Ufal

O resultado da prova pode ser conferida através do link que está disponível no corpo da matéria

Por Alícia Santos* 09/02/2023 17h05 - Atualizado em 09/02/2023 19h07
Estudante de Maceió nota 1000 na redação do Enem explica método de estudo e quer Medicina na Ufal
Luís Felipe Alves Paiva de Brito é um dos seis alunos nordestinos a conquistar nota 1.000 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. - Foto: Reprodução/Internet

Nesta quinta-feira (09) foram divulgados os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Das 7 notas 1000 na redação do exame seis são de estudantes do nordeste do país.

Um deles é Luís Felipe Alves Paiva de Brito, ex-estudante da Ufal e que refez o exame pra tentar entrar no curso de medicina. Gaúcho do município de Pelotas, ele mora em Maceió desde 2010. Ao Jornal de Alagoas, ele deu detalhes de como conseguiu o êxito máximo na redação do principal vestibular do país. Segundo Felipe, ele se preparou cronometrando os exercícios que fazia, como o objetivo de conseguir fazer a redação no tempo correto. Para o texto o método foi "escrever e reescrever", diz.

"Eu me preparei estudando a teoria das matérias e depois fazendo exercícios, tentando cronometrar o tempo. E na questão específica da redação, o método foi de escrever e reescrever o mesmo texto após a correção dos professores, para acabar com alguns vícios de escrita que prejudicavam minha nota", disse o estudante.

Luís destaca ainda a necessidade de estar por dentro dos assuntos que estão repercutindo na mídia. "Além disso, sempre estar atento as notícias brasileiras, para desenvolver repertório social para argumentação. Tentar ser sempre claro e objetivo no texto", ressalta o aluno nota mil.

Ele conta que foi uma surpresa ao saber do resultado final de seus esforços.

"Quando eu vi o resultado me senti surpreso e feliz. Surpreso porque a gente sempre acha que não foi tão bem. Eu saí da prova de redação achado que tinha cometido alguns deslizes na escrita. E feliz porque foi o resultado de um ano árduo de trabalho de escrita, correção e reescrita". "Minha família ficou muito orgulhosa e feliz também", acrescentou.
Segundo o estudante, ele pretende tentar uma vaga no curso de Medicina na UFAL, "mas como as notas de corte estão muito altas", vai esperar que o processo do SISU finalize para ter uma certeza de como será meu futuro acadêmico. "Nada está decidido ainda" finaliza o jovem.

Resultados


Para consultar a nota, o participante deve acessar a página enem.inep.gov.br/participante. É preciso fazer login, digitar o CPF e a senha cadastrada no sistema. O Enem avalia o desempenho escolar de estudantes ao término da educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu e de iniciativas como o Prouni.

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar de processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso ao Fies. Os resultados individuais também podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior e que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

*Estagiária sob supervisão