Geral

Projeto Salvaguarda oferece curso preparatório a estudantes do ensino médio em Alagoas

Em parceria com a Seduc, iniciativa busca auxiliar os alunos da rede pública na preparação para o vestibular

Por Ascom Seduc 23/02/2023 18h06
Projeto Salvaguarda oferece curso preparatório a estudantes do ensino médio em Alagoas
Curso preparatório a estudantes do ensino médio em Alagoas. - Foto: Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) firmou mais uma importante parceria, desta vez com o Projeto Salvaguarda, visando fortalecer a preparação dos estudantes do ensino médio rumo à universidade. O Salvaguarda chega em Alagoas com um curso online e gratuito, que oferta aos alunos da rede pública estadual um programa de tutoria completa em todas as áreas do conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições para o curso já começaram e vão até o dia 19 de março. Para fazer a sua inscrição, basta ao aluno interessado acessar o link https://programasalvaguarda.co... para facilitar o acesso ao ensino superior, o programa Salvaguarda conta com o apoio de universitários e profissionais voluntários que atuam em todo o país auxiliando os estudantes de escolas públicas na preparação para o vestibular. Dessa forma, cada aluno participante pode ter um corretor voluntário de redação, um tutor para ajudar a organizar os estudos, além de manter contato permanente com profissionais de qualquer área de interesse.

O estudante pode, ainda, acessar informações básicas sobre todas as universidades públicas do Brasil, participando de encontros de acolhimento com psicólogos e grupos de monitoria para estudos do Enem.

No último ciclo de inscrições, em 2022, o projeto contou com a participação de 11.810 estudantes de 1.557 municípios brasileiros. Neste ano, o Salvaguarda está oferecendo vagas para 40 mil estudantes da rede pública. Em Alagoas, a iniciativa já contemplou 67 estudantes de 27 municípios.

Fundado em 2017 por um estudante da Universidade de São Paulo (USP), o Salvaguarda se tornou o maior programa social de auxílio aos estudantes brasileiros no ano de 2020, quando ultrapassou a marca de 15 mil alunos de todos os estados. Hoje, o Salvaguarda reúne mais de 1.500 voluntários de todas as universidades públicas do país.

Sobre as motivações da iniciativa, o fundador aponta a baixa adesão dos jovens brasileiros de escolas públicas ao ensino superior.

“Eu me incomodei muito ao entrar na USP e me deparar com um espaço tão incrível e, ao mesmo tempo, com poucas pessoas de origem como a minha. Por isso é que, para entender a razão disso, fiz duas pesquisas com alunos do último ano do ensino médio da rede pública. E elas mostraram que o estudante busca, sim, a universidade, mas esbarra na falta de informações sobre os meios de ingresso. Muitos se inscrevem no ENEM, mas são poucos os que entendem o mecanismo de utilizar o exame e programas como o Sisu e o Prouni como instrumento de ingresso. Foi a partir daí que surgiu a nossa ideia”, explica o idealizador do projeto, Vinícius Andrade.