Geral
Morre alagoana que ajudou polícia carioca a desmontar ponto de tráfico usando vídeos caseiros
A ação realizada pela idosa rendeu repercussão internacional e ela foi homenageada em prêmios
Morreu nessa quarta-feira (21), a alagoana natural de Quebrangulo, Joana da Paz, conhecida como Dona Vitória. Ela foi responsável por ajudar a polícia a combater o tráfico de drogas da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, usando apenas uma câmera de filmar.
Após a denúncia revelada pelo Jornal Extra, do Rio de Janeiro, ela teve sua verdadeira identidade mantida em anonimato forçado durante 17 anos. como medida de segurança.
Joana da Paz, ou Dona Vitória, entregou à polícia carioca, em meados de 2003, imagens de um ponto de tráfico de drogas que ficava cerca de 150m da sua casa. Após meses de investigação, a polícia conseguiu mandados de prisão para mais de 30 criminosos, sendo alguns deles, policiais.
Um policial chamou um jornalista do veículo e contou que uma senhora de cerca de 80 anos acabara de passar pela Coordenadoria, onde deixou uma sacola com oito fitas VHS, mídia que antecedeu o CD e DVD, com filmagens de traficantes em atividade.
A ação realizada pela idosa e revelada pela imprensa somente em 2005, sem o nome real de Joana, rendeu repercussão internacional e ela foi homenageada em prêmios como PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais) de Cidadania, uma das mais tradicionais premiações de responsabilidade social do país.
Confira o relato do repórter que ajudou Joana da Paz a denunciar o caso e por anos acompanhou a senhora alagoana em sua trajetória anônima contra a violência
Com informações do Extra