Geral
Vídeo: pescadores alagoanos festejam o reaparecimento do sururu após meses de escassez
Em imagens que circulam nas redes sociais, eles comemoram e agradecem o retorno do marisco, principal fonte de renda para toda a comunidade
Principal fonte de renda de famílias e pescadores que moram nos arredores da Lagoa Mundaú, o sururu voltou a reaparecer em Maceió após dez meses de escassez. Em vídeo que circula nas redes sociais, a comunidade pesqueira comemora. Sustento de mais de 3 mil famílias da localidade, o molusco é utilizado na culinária e é símbolo da cultura alagoana.
Nas imagens, um pescador diz, olhando para a câmera do celular com um sorriso no rosto: "Galera, o sururu chegou na lagoa, graças a Deus". E continua, "olha, a alegria está aqui, agora não tem para ninguém não, a alegria é aqui agora, é aqui". Logo após, homens aparecem pescando o molusco. "Foi o papai do céu que mandou de novo para nós", celebra.
De acordo com informações, a ausência do molusco se deu por um período de dez meses e gerou uma séria crise socioeconômica para quem vive, exclusivamente, do produto em Maceió. O sumiço do sururu pode ter ligação com a salinidade reduzida por conta do excesso de chuvas que caiu no estado entre os meses de maio e junho de 2022, e também por fatores ligados à poluição da lagoa. .
Veja vídeo