Geral
Internautas detonam proposta de abertura das ruas do corredor Vera Arruda, em Maceió
A SMTT convidou os maceioenses em seus redes sociais para participar de uma Consulta Pública de abertura das ruas e define opiniões
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) lançou, nesta terça-feira (14), em suas redes sociais, um convite para que a população participe da Consulta Pública sobre a abertura de ruas do Corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca, em Maceió.
O convite não foi bem aceito pelos internautas, que detonaram a proposta na publicação. Figuras públicas como Adrualdo Catão, secretário Nacional de Trânsito e ex-diretor presidente do Detran-AL, a vereadora Teca Nelma (PSD) e o jornalista Henrique Pereira opinaram contra a ideia. A SMTT disponibilizou um link com cinco perguntas que serviriam para basear o órgão sobre a opinião da população maceioense com relação ao tema.
De acordo com a Secretaria, a possível abertura de ruas do Corredor Vera Arruda deseja trazer mudanças no trânsito do bairro Jatiúca, por meio de abertura de vias passando pelo Corredor Vera Arruda, no intuito de traçar trajetos que façam conexões da Ponta Verde até os bairros Cruz das Almas e Mangabeiras, passando pela Jatiúca.
Nos comentários da postagem em que anunciou a consulta, a proposta foi "detonada" pelos internautas, em sua grande maioria.
"Na minha opinião, esse tipo de solução é o retrato de um pensamento antigo, focado no automóvel. Um dos poucos espaços de Maceió reservados para o pedestre e para o ciclista seria destruído. Tudo isso ao invés de pensar na melhoria das calçadas, verdadeiros obstáculos ao deslocamento. Ao invés de pensar em transportes públicos. Novas ciclovias. Esse modelo velho de pensamento do espaço público, que privilegia o automóvel precisa ser revisto em nossa cidade. Deixo minha contribuição ao debate como morador da região e usuário do espaço público", escreveu Adrualdo Catão, ex-diretor do Detran/AL.
Já a vereadora Teca Nelma afirmou que a proposta ignora que o "Corredor" é uma das maiores áreas de convívio de Maceió, utilizada por centenas de pessoas diariamente. "Precisamos avançar na discussão sobre mobilidade urbana em Maceió, partindo do entendimento de garantia do acesso à cidade para as pessoas. E o corredor Vera Arruda é um dos poucos espaços que prioriza uma ocupação por moradores, pedestres, ciclistas e visitantes de Maceió".
Teca finaliza afirmando ser contra a abertura da Vera Arruda e que acredita ser importante que toda sociedade participe dessa discussão. E que irá protocolar um pedido de Audiência Pública sobre mobilidade urbana focalizando o debate.
O jornalista Henrique Pereira, apresentador da TV Bandeirantes em Alagoas também comentou a publicação e, para ele, "não faz sentido algum", pois "é preciso criar alternativas para o trânsito no local, mas detonar um espaço para o pedestre não é a solução. Talvez se pensar na mudança do sentido da Carlos da Silva Nogueira, pra ela ser toda descendo, sentido shopping, ajude no contrafluxo da região", argumentou.
Veja a publicação da SMTT:
Poucos internautas se mostraram a favor da abertura das ruas. "Tem que fluir o trânsito naquela região. Concordo com a abertura das ruas. Não pode uma população ser prejudicada por interesse individuais", comentou a internauta Norma Braga.
Fabrício Sampaio foi outro que apoiou a ideia. Ele escreveu que é preciso abrir menos 4 ruas. "Criar opções, infelizmente é preciso! Próximo do corredor está sendo finalizada uma grande praça que servirá de opção".
Até a publicação da matéria, a publicação tinha 482 curtidas e mais de 360 comentários.