Geral

Delegado da PF que atuou em Brumadinho vai investigar afundamento de solo em Maceió

As informações foram repassadas pela delegada Luciana Paiva Barbosa nesta segunda-feira (20)

Por Redação* 20/03/2023 14h02 - Atualizado em 20/03/2023 15h03
Delegado da PF que atuou em Brumadinho vai investigar afundamento de solo em Maceió
Afundamento de solo afetou cinco bairros de Maceió - Foto: Arquivo Secom Maceió

Durante a manhã desta segunda-feira (20), a delegada e nova superintendente da PF em Alagoas, Luciana Paiva Barbosa, divulgou informações sobre as novas investigações que serão realizadas nos bairros que sofreram afundamento de solo em Maceió.

De acordo com as informações cedidas pela autoridade em entrevista ao programa Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta, um delegado que atuou nas tragédias ambientais de Brumadinho e Mariana será enviado a Maceió para investigar o afundamento do solo nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol.

"Nós pretendemos dar uma solução. Estamos trazendo um delegado de Minas Gerais que atuou em Mariana e Brumadinho porque é um dano ambiental e social muito grande no estado de Alagoas e esse ciclo precisa ser fechado", disse Barbosa.

O afundamento do solo nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol é um dos maiores desastres socioambientais da história do país. O problema resultou em uma desocupação de cerca de 14 mil imóveis ao longo dos últimos cinco anos.

A Braskem, empresa responsável pela mineração de sal-gema, mantém um Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação que já indenizou mais de 16 mil famílias.

A investigação conta com a participação do Ministério Público Federal (MPF), da Justiça Federal e de órgãos ambientais. A expectativa é que a chegada do delegado acelere as investigações e possa trazer novas respostas para as famílias afetadas pelo problema.