Geral
Conselho Estadual de Cooperativas define ações de fomento para o setor em Alagoas
Esse é o primeiro encontro do Conecoops em 2023; entidade é formada por representantes da Sociedade Civil e de diversas secretarias estaduais.
O Conselho Estadual de Cooperativas (Conecoops) se reuniu na tarde desta terça-feira (28), na Sala dos Conselhos, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), no bairro do Jaraguá. Esse é o primeiro encontro do Conecoops em 2023, que se reuniu para planejar e debater estratégias de fomento do segmento cooperativista em Alagoas.
Presidido pela secretária Sedics, Caroline Balbino, o Conselho é formado por representantes da sociedade civil e de secretarias estaduais para articular políticas a partir do diálogo entre as cooperativas e o Governo do Estado.
Segundo a secretária de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, a primeira reunião do ano serve para traçar as estratégias que serão adotadas no decorrer do ano para fomentar o crescimento do setor cooperativista em Alagoas.
“Essa é a primeira reunião do ano deste Conselho tão fundamental para o desenvolvimento do setor cooperativista em Alagoas. No encontro debatemos e alinhamos as estratégias que serão utilizadas no decorrer do ano para fomentar ainda mais o segmento cooperativista no estado. Esse é um dos setores que mais cresce em Alagoas, movimentando a economia e gerando emprego e renda para milhares de alagoanos”, disse.
Também foi discutido durante a reunião a apresentação da nova Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária; a criação das Câmaras Temáticas para o setor; revisão da Lei e do Decreto do Cooperativismo; apresentação do status do fomento pela Unicafes e a apresentação de propostas para o programa de apoio ao cooperativismo.
Conecoops
Encabeçado pela Sedics, o Conecoops conta com a participação das secretarias de Estado da Saúde (Sesau), do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), da Agricultura e Pecuária (Seagri), do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), da Educação (Seduc) e da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Também marcam presença as duas entidades que representam o cooperativismo em Alagoas – Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL).