Geral

Inmet emite alerta sobre fortes chuvas em Alagoas neste final de semana

Instituto divulgou dois alertas para chuvas intensas no estado alagoano

Por Redação* 07/04/2023 08h08 - Atualizado em 07/04/2023 08h08
Inmet emite alerta sobre fortes chuvas em Alagoas neste final de semana
Final de semana em Alagoas pode ser de muita chuva em várias cidades. - Foto: Reprodução/Inmet

Nesta última quinta-feira, 05, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para chuvas intensas em Alagoas neste final de semana. Um dos alertas, de cor laranja, que começa às 00h deste sábado (8), tem grau de severidade denominado como "Perigo" e será válido para todo o Litoral Norte do estado. 

O outro alerta, de cor amarela, que tem grau de severidade denominado como "Perigo Potencial", foi divulgado para o restante das regiões de Alagoas. Conforme o Inmet, ele é válido a partir da 0h deste sábado e deve durar até às 23h deste domingo (09).

Para o Litoral Norte alagoano, o órgão ainda prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além ventos intensos (60-100 km/h). Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Já para as demais regiões de Alagoas, é previsto chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além ventos intensos (40-60 km/h). Ainda há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Confira abaixo os 13 municípios listados no alerta de cor laranja divulgado pelo Inmet:


Barra de Santo Antônio
Campestre
Jacuípe
Japaratinga
Jundiá
Maragogi
Matriz de Camaragibe
Novo Lino
Passo de Camaragibe
Porto Calvo
Porto de Pedras
São Luís do Quitunde
São Miguel dos Milagres

Se precaver nunca é demais, portanto, em casos de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, é uma das dicas do Instituto, assim como, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 

Para mais informações entrar em contato com a Defesa Civil por meio do telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Com informações do TNH1.