Geral

Laudo realizado pela Ufal é encaminhado ao MPF e aponta grave poluição na Lagoa Mundaú

Os pesquisadores encontraram compostos químicos altamente poluentes prejudicando a vida aquática da lagoa

Por redação* 07/04/2023 14h02 - Atualizado em 07/04/2023 14h02
Laudo realizado pela Ufal é encaminhado ao MPF e aponta grave poluição na Lagoa Mundaú
Vista panorâmica da Lagoa Mundaú em Maceió. - Foto: Adailson Calheiros

Na última segunda-feira (03) foi concluído um laudo sobre a poluição na Lagoa Mundaú e entregue ontem (06) ao Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL). Os pesquisadores do Centro de Estudos e Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) constataram uma grande poluição na Lagoa Mundaú com presença de metais pesados.

Na análise, foi encontrado um ambiente aquático poluído e hostil, contaminado por produtos químicos e metais pesados, com baixa oxigenação, assoreamento e salinidade alterada.

A pesquisa se iniciou logo após a grande mortandade de peixes, que ocorreu em março do ano passado e registrada pelos moradores do Flexal, em Maceió.

Foram encontrados nas amostras coletadas alguns poluentes químicos, o PH da água incompatível para uma boa vida dos seres aquáticos. Além de outros componentes como manganês, hidróxido de potássio, magnésio, pesticida, inseticida, raticida e nitrato.

A pesquisa foi feita pelo Laboratório de Aquicultura e Análise de Águas - Limnologia- Ceca/Ufal, tendo como técnicos responsáveis: Emerson Carlos Soares e Vivian Costa Vasconcelos.

*Com informações da Tribuna Hoje