Geral
Ciclovia da Avenida Fernandes Lima é inaugurada e poderá beneficiar 300 mil pessoas
Com a entrega, Maceió chega a mais de 60 km de malha viária em apenas dois anos
Neste sábado (15), a prefeitura de Maceió, por meio do prefeito JHC (PL) inaugurou a ciclovia da Avenida Fernandes Lima, localizada na parte alta da capital. De acordo com o político, a obra beneficiará mais de 300 mil pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte.
Além da entrega, JHC também assinou a ordem de serviço de mais uma etapa da ciclovia. Serão contemplados mais 2,2 km até o Jardim Petrópolis. Reforçando que, a ciclovia é resultado de uma espera de 10 anos pelos ciclistas e que as pessoas já não acreditavam mais na obra.
“A ciclovia da Fernandes Lima era um compromisso nosso, tiramos do papel e entregamos uma ciclovia bem feita. Esse primeiro trecho é a primeira obra estrutural e ousamos e fomos além. A gente fica feliz, porque era um desejo antigo, as pessoas já não acreditavam mais. Tem gente que vai usar para a prática de esportes, para trabalhar, e esse é mais um case de mobilidade da nossa cidade”, frisou JHC.
Ao todo, são quase 5 km de pista de ciclismo, que vai da Praça Centenário, no bairro Farol, até a entrada do Canaã, na Avenida Valentim Diniz, sendo 4,6 km de piso de concreto e 292 metros de piso de madeira. A obra foi um investimento de mais de R$ 2 milhões.
A via recebeu guarda-corpos em mais de 60 pontos, para proteger os ciclistas nas imediações mais próximas do tráfego de veículos. Os itens de segurança foram instalados em pontos onde a ciclovia fica mais próxima da via e, consequentemente, dos carros, ou quando fica em nível mais elevado.
“Entregar uma ciclovia de mais de 5 km, é um fato inédito fazer tantos quilômetros de ciclovia e manter as árvores. Foi uma obra feita com muito carinho, trabalho muito bem feito. Os ciclistas recebem um equipamento feito com muito carinho e mantendo a tradição para os ciclistas, porque não começamos nenhuma obra sem ter espaço para o ciclista”, disse o secretário de Infraestrutura de Maceió, Lívio Lima.
Com a ciclovia entregue, Maceió chega a mais de 60 quilômetros de malha cicloviária. Além da ciclovia da Avenida Fernandes Lima, a Prefeitura de Maceió tem feito serviços de ciclofaixas em vários pontos da cidade, entre as entregas mais recentes estão as ciclofaixas do Torcedor, no Trapiche da Barra; do Trabalhador, na Rota do Mar, na Avenida Marília Mendonça, no bairro Canaã, no Eustáquio Gomes e no Benedito Bentes.
A previsão é que até o final deste ano, a capital chegue aos 100 quilômetros de espaços reservados para os ciclistas.