Geral
Rua da UPA do Benedito Bentes ganha mais de 140 luminárias em LED
Iluminação na rua da UPA foi modernizada e agora todas as luminárias de postes contam com tecnologia em LED
O bairro Benedito Bentes, na parte alta da cidade, ganhou mais um corredor iluminado em LED. A Avenida Assis Chateaubriand, a rua da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), teve todas as lâmpadas de vapor de sódio, as de tipo convencional, substituídas por luminárias em LED, que têm melhor potencial de iluminação e são mais sustentáveis para o meio ambiente.
Foram instalados 141 pontos de iluminação com tecnologia em LED e executados serviços para a extensão da rede na via.
"Esse trabalho atende uma determinação do prefeito JHC. Essa rua, especificamente, tem um fluxo grande por conta da UPA então ganha quem mora e quem precisa se deslocar até aqui, que agora podem contar com uma iluminação moderna, mais confortável e segura", disse a titular da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), Camila Porciúncula.
Welington da Silva Viana e Flávia Correia são casados e moram no Residencial Alamedas Jatiúca, uma das áeras beneficiadas pela requalificação. "Melhorou muito a questão da segurança aqui, a gente fica mais tranquilo para sair de caasa e fazer uma caminhada, passear", disse ele.
Mais corredores
Também neste mês, foram concluidas as obras para modernização da iluminação da Avenida Menino Marcelo, a conhecida Via Expressa, que ganhou 509 pontos de LED.
Antes, a Avenida Fernandes Lima, o maior corredor da cidade, ganhou 374 novas luminárias e também está toda iluminada em LED. Na Avenida Gustavo Paiva, 178 luminárias foram substituídas no trecho que fica entre a Praça Bonfim, no bairro Poço, até Jacarecica. Além das luminárias, foram trocados ainda os suportes, os chamados braços dos postes.
A Ilumina também já concluiu a substituição das luminárias antigas nas Avenidas Dona Constança e Álvaro Calheiros. No total, as duas avenidas receberam 166 luminárias em LED.
As obras de modernização do parque de iluminação da cidade são custeadas com recursos da Contribuição Para Custeio da Iluminação Pública (Cosip), imposto que é pago mensalmente pelos contribuintes, conforme localização e cálculo de consumo de energia elétrica.
"A chegada do LED nessas avenidas representa ganhos reais na segurança e conforto da população, a exemplo de trabalhadores que precisam aguardar nas paradas de ônibus ao fim do expediente. Outro ponto a ser frisado é de que se trata de uma iluminação mais econômica, sustentável e de maior durabilidade", acrecenta a superitendente.