Geral
Programa Pontapé oferece vagas de estágio com bolsa de um salário mínimo para indígenas
Iniciativa também contempla estudantes não indígenas que cursam nível superior em 83 áreas de graduação
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) está com vagas de estágio abertas para estudantes em comunidades indígenas do estado. A oportunidade oferece uma bolsa de um salário mínimo e auxílio transporte. As inscrições já estão disponíveis e podem ser feitas nos links sistemapontape.al.gov.br ou pontape.al.gov.br
O Pontapé Indígena é o programa de estágio do governo voltado para alunos matriculados, especificamente, no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (Clind), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). A iniciativa contempla estudantes de Pedagogia, Letras, Geografia, Matemática e História. Os estagiários vão atuar em escolas das comunidades relacionadas às suas etnias.
Para o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino, além de suprir carências em algumas áreas e inserir estudantes do nível superior no mercado de trabalho, o programa também reforça o compromisso em valorizar e fortalecer uma política de igualdade, direitos e de respeito ao legado dos grupos originários em Alagoas.
Totalmente eletrônico, o processo seletivo obedece alguns critérios de classificação, como o Coeficiente de Rendimento (CR) e as entrevistas de recrutamento. Para exercer as atividades, o candidato tem que apresentar uma autorização assinada pela liderança indígena, da comunidade de atuação do estágio.
O programa Pontapé também é voltado para estágio não obrigatório às pessoas não indígenas e que cursam o nível superior em 83 áreas de atuação. A perspectiva é convocar aproximadamente 900 estudantes maiores de 18 anos e matriculados em alguma das 24 instituições conveniadas. A remuneração e os benefícios são os mesmos do Pontapé Indígena. Para mais informações e consulta ao edital completo, o candidato pode acessar sistemapontape.al.gov.br ou pontape.al.gov.br