Geral
Equatorial apoia movimento Maio Amarelo e destaca impactos das colisões de veículos com postes de rede elétrica
Distribuidora reforça a importância da valorização da vida e integra a lista das empresas que buscam levar à sociedade a refletir sobre a mudança de comportamento no trânsito
Falta de atenção à sinalização, desrespeito às leis de trânsito, problemas mecânicos entre outros fatores. O motivo de cada ocorrência pode ser incerto, mas o cenário é preocupante quando se fala nas estatísticas de colisões de veículos automotores com a rede elétrica. Quando o acidente envolve postes de energia, além dos riscos de choque elétrico e fatalidade para condutores, passageiros e até pedestres, a maioria dessas ocorrências também prejudicam os consumidores que podem ser afetados com a energia suspensa devido aos danos da batida.
De acordo com o estudo da Equatorial, que atende mais de 1 milhão de unidades consumidoras em 102 municípios do estado, de janeiro a abril deste ano, 122 ocorrências envolvendo postes de rede elétrica foram registradas. Esses dados vêm à tona em um momento oportuno, uma vez que estamos no mês alusivo ao movimento internacional Maio Amarelo, que este ano comemora 10 anos, e tem o objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil.
A Distribuidora permanece integrando a lista das empresas que buscam levar à sociedade a refletir sobre os principais impactos de acidentes no trânsito e como um comportamento seguro pode contribuir com a redução de acidentes e mudança de cenário, evitando o sofrimento de diversas famílias. Fazendo o recorte dos quatro primeiros meses do ano, Maceió lidera o ranking de acidentes com postes, totalizando 31 ocorrências. Em segundo lugar vem Arapiraca, com 11 casos registrados.
“O que nos preocupa não são apenas os danos e reposição dos postes, mas também a segurança das pessoas que se envolvem nesses acidentes ou que estejam passando pelo local. Vale destacar também, que em quase todos os casos, uma das principais consequências é a falta de energia elétrica no local do acidente, e a depender da gravidade da colisão, pode afetar também o abastecimento de bairros inteiros”, destaca o gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial, Carlos Morais.
Unidades residenciais, pontos comerciais, escolas, hospitais e farmácias são alguns exemplos de locais que dependem do fornecimento contínuo de energia elétrica para seu pleno funcionamento e que podem ser prejudicados por esse tipo de ocorrência. “Quando ocorre uma colisão, a energia é interrompida e essas instituições ficam impossibilitadas de exercer suas atividades adequadamente, causando transtornos e prejuízos significativos”.
“Do nosso Centro de Operação, fazemos as manobras para minimizar os impactos e restabelecer a energia. Porém, há situações em que o dano à rede é tão grave que é necessário trocar mais de um poste, o que prolonga o tempo de interrupção aos clientes afetados. Por isso, mesmo que o impacto da colisão não interrompa o fornecimento na hora, precisamos realizar um desligamento emergencial para efetuar o serviço”, acrescenta Morais.
Custos e ressarcimento de danos à rede pelos condutores
A Distribuidora ressalta que, em média, a substituição de um poste custa R$ 3 mil, mas pode chegar a R$ 44 mil ou até valores ainda maiores. O custo varia de acordo com as condições da estrutura atingida: qual o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga (energia) interrompida na área afetada. Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele é responsabilizado para arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária.
Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo e com base no Artigo 927 do Código Civil, ele é responsabilizado pelos danos materiais e serviços de reparação.
Como proceder em casos de acidente com quebra de poste?
A Equatorial Alagoas orienta que a população não se aproxime de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. O primeiro passo é fazer o isolamento da área (com galhos, cordas), acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 e acionar imediatamente a Equatorial pelo 0800 082 0196.
Em ocorrências em que a vítima se encontra dentro do veículo e o cabo cair e permanecer sobre o automóvel, a orientação é acionar também o Corpo de Bombeiros, aguardar dentro do veículo e não tocar na parte metálica.
Já em caso de incêndio, a orientação é saltar para fora do veículo aterrissando com os dois pés juntos e se afastar do carro com passos curtos, arrastando os pés, por no mínimo 25 metros.